VG Notícias _vgnoticias
Upa Ipase VG a partir da próxima semana começa atender apenas pacientes com Covid-19
A Unidade de Pronto Atendimento do Ipase (UPA), em Várzea Grande, a partir da próxima semana será adequada para atendimento apenas de pacientes com Covid-19. A informação ao oticias é do secretário interino de Saúde do município, Gonçalo Barros.
Segundo ele, a UPA será, neste momento, referência no município, até que seja implantado o Centro de Triagem em Várzea Grande. Gonçalo disse que se reuniu com o governador Mauro Mendes e com o deputado Eduardo Botelho, na quarta-feira (03.03), e levou a ideia de transformar o Hospital São Lucas, em Centro de Triagem, nos moldes da Arena Pantanal, como foi feito pelo Governo do Estado.
Ainda, segundo Gonçalo, o governador aprovou a ideia e pediu que ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que com a equipe técnica da pasta realizasse um estudo de viabilidade, com custos. E que na próxima semana já terão um diagnóstico e possivelmente será implantado o Centro de Triagem.
“O município não suporta arcar com as despesas sozinho. Explicamos ao governador que recebemos pacientes de todos os municípios e até de outros Estados. Mostramos a ele também, com ajuda do deputado Botelho, que é possível implantar o Centro de Triagem em Várzea Grande, porque a situação está dramática e a tendência é piorar nas próximas semanas com o aumento desenfreado do vírus. Ele está espalhando muito rapidamente e não temos vacinas suficientes para a população mato-grossense e não há previsão de quando vamos ter. Temos que tomar algumas medidas urgentes para evitar o pior”, pontuou o gestor.
Gonçalo reforçou o pedido para que a população tenha consciência, use máscara, lave as mãos, use álcool e evite aglomeração. “São medidas que podemos aplicar no momento. Mas cabe a cada cidadão ter consciência e fazer sua parte. Os leitos nas UTIs dos hospitais em Mato Grosso estão quase com 100% de sua capacidade ocupada, não somente na rede pública, mas na rede particular está estrangulada. Então se a sociedade não se cuidar e tomar consciência que o vírus é fatal, vamos perder o controle da situação”.
O governador Mauro Mendes lembrou que a abertura de UTIs não basta, é preciso colaboração da população para evitar que o vírus circule.
Em março do ano passado, no início da pandemia, Mato Grosso tinha 124 UTIs, entre as próprias e as contratadas pelo Governo. Hoje o Estado financia 482 UTIs, quase quatro vezes e mesmo assim estão quase 100% lotadas.
Mauro Mendes enfatizou que o Governo do Estado está fazendo o tudo que é possível e até o impossível para abrir novos leitos de UTI para covid-19, mas há falta de profissionais disponíveis no mercado.
“Não há vacinas para todo mundo, o Governo Federal não conseguiu comprar. O governador tem se esforçado para comprar, tem o dinheiro, mas a dificuldade é encontrar quem queira vender”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).