Maior planície alagada do mundo, o Pantanal é uma área de extraordinária biodiversidade, que abrange três países: Brasil, Bolívia e Paraguai. O bioma Pantanal brasileiro ocupa 150.355 mil km², sendo 65% localizado em Mato Grosso do Sul e 35% em Mato Grosso. A região abriga mais de 4.700 espécies de fauna silvestre, incluindo aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes de água doce. O Pantanal também é reconhecido como uma Reserva da Biosfera Mundial pela UNESCO.
Apesar de sua importância ambiental e econômica, apenas 4,6% do bioma é protegido por unidades de conservação. É nesse contexto que o Programa BID Pantanal entra em cena, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.
Criado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento Social (BID), o Programa BID Pantanal é um esforço para gerenciar e conservar os recursos naturais da região e promover atividades econômicas compatíveis com os ecossistemas locais. Ele se concentra em quatro eixos principais:
1. Renda: Financiamento de projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs), abrangendo agricultura, pecuária e turismo.
2. Saneamento: Ênfase em projetos de saneamento básico, drenagem, resíduos sólidos e outros, desde que relacionados à agropecuária.
3. Educação: Inclui a conscientização ecológica nas escolas, bem como a qualificação em áreas como empreendedorismo, educação financeira e sucessão familiar.
4. Infraestrutura: Engloba a realização de pequenas obras que viabilizem o escoamento da produção, como a construção de pontes.
O Programa BID Pantanal busca solucionar desafios que impactam a cadeia produtiva na região, como distribuição de água, irrigação, escoamento deficitário, regularização de produtos agrícolas e a necessidade de assistência técnica para agricultura familiar.
A execução do programa envolve o Governo Federal, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Cidades, além de prefeituras, associações e cooperativas locais.
Uma característica fundamental do Programa BID Pantanal é sua abordagem sustentável, visando preservar o patrimônio ambiental e cultural do Pantanal. Além disso, o programa busca melhorar as condições de vida da população local e envolve ativamente os Estados e a sociedade da região.
Os programas de trabalho e atividades abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo gestão de recursos hídricos, solos, agrotóxicos, proteção da fauna, saneamento, apoio a atividades econômicas sustentáveis, assistência técnica para a agricultura familiar, estradas-parque, atividades ambientais em terras indígenas e participação pública.
O Programa BID Pantanal beneficiará mais de 3 milhões de habitantes em 12 municípios de Mato Grosso e 9 municípios de Mato Grosso do Sul. Além disso, 12 etnias indígenas e comunidades quilombolas também serão beneficiadas.
O BID Pantanal é uma iniciativa abrangente que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, garantindo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Com investimentos significativos e um foco claro em sustentabilidade, o programa tem o potencial de criar um futuro promissor para o Pantanal e seus habitantes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).