O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou nesta terça-feira (26.08) que o governo do Estado contrate uma empresa para realizar perícia em todas as obras relacionadas à Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo o conselheiro e relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Antônio Joaquim, a perícia é necessária para saber a situação que se encontra as obras. “Não sabemos ao certo se vai demolir ou não. Esse ruído de comunicação gera instabilidade social”, disse o conselheiro.
De acordo com ele, a empresa contratada para realizar a perícia terá um prazo de 30 dias para fazer o levantamento das condições estruturais de todas as obras, e o Estado pode contratar a empresa por meio de dispensa de licitação.
Conforme o TCE, a decisão está relacionada com o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que será assinado ainda nesta semana entre TCE, governo do Estado e os prefeitos de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), referente às obras.
No termo, o Tribunal irá cobrar do governo, como também da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) à apresentação de um calendário para entrega das obras inacabadas que estão atrasadas e as que apresentaram problemas, como do viaduto da Sefaz em Cuiabá que custou R$ 18 milhões e ficará inutilizada até final do ano.
O TCE cobra no documento que o Estado disponibilize recursos financeiros para conclusão das obras, e ainda prevê punições para as empresas que não tem cumprido o que foi pactuado nos contratos de execução das obras.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).