05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 20:25 - A | A

Quinta-feira, 13 de Abril de 2023, 20h:25 - A | A

programa operacional

Subcomandante fala da criação do "POP" que ensinará a proteger alunos de possível ataque

O POP levará ações de ensinamento à comunidade escolar de como proteger a vida dessas crianças

Gislaine Morais/VGN

O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG), Alexander Gouveia Ortiz, em entrevista ao No Ar, com o jornalista Geraldo Araújo, na manhã dessa quarta-feira (12.04), afirmou que após as situações envolvendo atos de massacres nas escolas, a GM decidiu criar no Plano de Proteção Escolar (PPE) o Programa Operacional Padrão (POP), onde levará ações de ensinamento à comunidade escolar de como proteger a vida dessas crianças e funcionários das escolas de um possível ataque.

Conforme Ortiz, esse POP vai ser discutido com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de forma emergencial, e a Guarda pretende sugerir o botão do pânico, uma ferramenta utilizada proteger mulheres contra violência doméstica. “Vai ajudar a polícia a chegar mais rápido nas escolas”.

Ele explicou que dentro do PPE da GM, além de fortalecer as visitas nas unidades escolares, tem como intuito dar um curso, tanto de defesa pessoal, como análise crítica da segurança escolar, para com isso mostrar para os professores, diretores, toda comunidade escolar o que fazer quando identificar um tipo de problema.

Para o subcomandante, esse ensinamento será fruto de toda essa repercussão clamada pela comunidade escolar, pois, agora vão ter escolas mais seguras e com pessoas mais capacitadas, sabendo o que fazer, justamente para evitar ou até mesmo minimizar qualquer tipo de ação que traga insegurança nas escolas.

Questionado se acredita ser o momento de criar lideranças de salas, para ministrar cursos, no caso pegar um líder e vice-líder e dar um treinamento específico para que eles possam lidar com essas situações, Alexander disse que seria uma excelente ideia e vem como algo que se perdeu com o tempo, que é uma disciplina essencial para formação do caráter do ser humano, como cidadão fazendo parte de uma sociedade sadia, educada, que é a Educação Moral e Cívica.

“Isso até chega como uma proposta a questão de ter Educação Moral e Cívica e, juntamente com ela, a gente aplicar todas essas disciplinas, conhecimentos, com certeza iríamos colher bons frutos e também evitaríamos muitos e muitos problemas, não só como esse agora, (se referindo ao ataque a uma Centro Educacional Infantil, em Blumenau, em Santa Catarina), mas outros, como agressão ao professor, funcionário, o respeito, infelizmente, por conta dos pais trabalharem, não tem uma pessoa que realmente ensine à criança sobre disciplina e os limites que elas precisam para serem adultos sadios. A gente precisa implementar isso, eu vejo uma ótima sugestão, e espero que o nosso secretário esteja assistindo, que a gente consiga levar essa disciplina para dentro das escolas de Várzea Grande”.

Leia também - Instalação do botão de pânico e câmeras em escolas são discutidas em MT; promotora defende participação dos pais

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760