O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou nesta terça-feira (03.12) o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nas ações de Polícia Judiciária, no combate à criminalidade organizada na região de fronteira de Mato Grosso.
A medida atende um pedido formulado ainda no mês de junho pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), durante reunião do Bloco Parlamentar Vanguarda.
De acordo com a portaria publicada na edição do Diário Oficial da União, também será implementado o Programa VIGIA, em caráter episódico e planejado, pelo prazo de 180 dias. O programa é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa, visando a capacitação de policiais federais, civis e militares que atuam nas fronteiras do país.
Entre as linhas de atuação do programa estão operações integradas; aquisição de equipamentos; capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. Segundo o Fagundes, o objetivo é aumentar a fiscalização e a repressão contra crimes transfronteiriços, como: contrabando, tráfico de drogas, armas e munições.
Durante conversa com o ministro Sérgio Moro, juntamente com o senador Jayme Campos (DEM-MT), ocorrida no mês de junho, Fagundes mostrou ao ministro a situação de abandono da faixa de fronteira em Mato Grosso. Destacou que a fronteira do Estado têm sido um caminho aberto para entrada de armas ilegais, contrabando, bem como do tráfico de drogas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).