As visitações ao Parque Serra de Ricardo Franco, e a cachoeira do Jatobá, conhecida por sua beleza em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá) estão suspensas pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Groso (SEMA). A medida, segundo o órgão, visa a segurança dos turistas que frequentam o local e assegurar a preservação do meio ambiente.
A visitação só será permitida após a implementação do plano de manejo – documento técnico que irá demarcar trilhas, áreas a serem visitadas, estudo do fluxo das águas e medidas de segurança. De acordo com o governo do Estado, o projeto já está em fase final de elaboração e deve ser entregue ao Conselho Consultivo no primeiro trimestre de 2019.
Segundo o parecer técnico da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) para que a visitação ao Parque aconteça existe a necessidade de estudo sobre a correnteza dos rios e riscos de trombas d´água no período chuvoso; infraestrutura mínima, como sinalização, placas informativas, salva-vidas nos locais de banho e cabos de aço para servir de apoio à travessia; acompanhamento de guias para visitação da maioria dos locais (exceção da Cascatinha); levantamento e estimativa de visitantes, disponibilização de informações para prevenção de acidentes e utilização de Termo de Conhecimento de Riscos e Normas para visitantes.
Parque: O Parque é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso. São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência.
O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda. A unidade de conservação faz fronteira com o Parque Nacional de Noel Kempff, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).