Em meio à pandemia da Covid-19, a saúde em Várzea Grande está como um barco desgovernado sem piloto. Um internauta entrou em contato com o #vgn, no início da noite desta terça-feira (16.03), pedindo ajuda porque não estava tendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do IPASE, e que até a Guarda Municipal estava no local tentando apaziguar os ânimos.
“Olha, aqui parece um campo de guerra. Sem informação, sem comando e as pessoas quase morrendo na fila de espera sem saber se vai ser atendido. Por favor, mande um jornalista aqui. Não temos com quem falar, meu filho está ardendo em febre, só Deus pra ter misericórdia, po favor, mande alguém pra filmar”, desabafou o internauta que se identificou como José Vieira.
Leia mais
Pacientes com Covid-19 denunciam lotação e demora no atendimento na UPA de VG
UPA em Várzea Grande será exclusiva para pacientes com Covid-19
A reportagem entrou em contato com a Guarda Municipal que confirmou que esteve no local para conter “um princípio de tumulto, mas que foi resolvido sem maiores problemas”.
Um ofício que circulou no grupo de servidores da UPA do Ipase foi encaminhado ao VGN, informando que: “Devido ao elevado número de casos de covid, a UPA IAPSE chegou a sua capacidade máxima de atendimento e internação. Sendo assim, os profissionais desta unidade irão intensificar os cuidados aos pacientes que já se encontram internados. Por esse motivo hoje 16/03/2021, às 19:00, iremos prosseguir com atendimento para pacientes COVID de classificação vermelha (URGENTE) ”, diz ofício assinado pelo responsável técnico George da Costa Melo e pelo coordenador Diego A. B. Carvalho. Veja ofício final da matéria.
Ainda, segundo o servidor que não quis se identificar, na semana passada sete pessoas morreram na UPA - e ontem (15), morreu uma jovem de 26 anos por conta de complicações da Covid-19.
A reportagem do #vgn entrou em contato com a UPA do Ipase, mas niguém atendeu as ligações até o fechamento da matéria.
Quer saber mais?
Estado desconhece novos leitos de UTIs em VG e espera notificação para regular unidades
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).