26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 23 de Março de 2019, 09:30 - A | A

Sábado, 23 de Março de 2019, 09h:30 - A | A

Cuiabá

Secretário estadual diz que cabe à Prefeitura equacionar problema da Santa Casa

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Gilberto Figueiredo

secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse ao oticias que o Governo do Estado está predisposto em ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, mas que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já declarou que caso a direção da unidade não apresente um plano de trabalho para tratar sobre a sua dívida e da prestação do serviço, não será enviado “nenhum centavo” para o hospital.

A unidade anunciou no último dia 11 deste mês a suspensão das atividades devido à crise financeira, deixando pacientes sem atendimento médico. Conforme o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, a Santa Casa detém uma dívida em torno de R$ 100 milhões.

Gilberto declarou que o Estado buscou ajudar a unidade de saúde ao saber da crise financeira.

“Estive em Brasília tratando desta questão com o ministro da Saúde, e ele, através de um pedido realizado por nós e pelo governador Mauro Mendes fez uma reunião com o diretor da Santa Casa acompanhado de parlamentares federais e do Estado. Na reunião o ministro se comprometeu em ajudar. Só que ele deu uma tarefa de casa. Que a Santa Casa apresente formalmente a demanda. Formalmente um plano de trabalho dividido em duas etapas: uma que fala do pagamento da dívida e outra que plano de operações e ações para a Casa continuar funcionando para dar perenidade os serviços da unidade. Enquanto isso, a Santa Casa não receberá um centavo sequer do Ministério da Saúde”, relatou o gestor.

Segundo ele, enquanto os diretores da Santa Casa de Misericórdia não apresentar o plano de trabalho ao Ministério da Saúde nada poderá ser feito para “salvar” o hospital no caso do Governo do Estado.

“Não adianta ficar fazendo romaria a Brasília. O ministro já se pronunciou sobre o caso. Fui convidado ir novamente a Brasília e eu disse que não irei porque o ministro vai achar que estou gostando muito de passear de avião. O ministro já demostrou o interesse e predisposição em ajudar, mas tem que fazer o serviço de casa. Sem isso, cabe ao Governo Municipal adotar medidas para equacionar o problema”, finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760