O município de Poconé (a 104 km de Cuiabá) decretou situação de emergência por seca por um período de 180 dias. O decreto de emergência foi homologado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) conforme publicação no Diário Oficial do Estado, que circula nesta terça-feira (06.08).
A homologação do Estado avaliza o decreto da Prefeitura de Poconé, que declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas por seca em 4 de julho de 2024.
“Será de 180 (cento e oitenta) dias a vigência deste Decreto, ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos prazos”, cita trecho da publicação.
O reconhecimento da situação pelo Estado permite ao município receber ajuda humanitária e, com a chancela da União, poderá receber recursos para enfrentar a seca.
O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Leia também: Jayme Campos diz que Lula vai "recepcionar bem" Eduardo Botelho
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).