O novo terminal rodoviário de Várzea Grande, com 10 plataformas, amplo estacionamento, praça de alimentação, garagens modernas ainda não saiu do papel e é um sonho distante para os passageiros do transporte no município.
Em 2008, a construção do novo terminal já era pauta das reuniões entre o então prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR) e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB).
Na época, na audiência entre os gestores, o Governo se comprometia em elaborar o edital, que devia estar concluído até o primeiro trimestre de 2008, autorizando a construção e exploração da rodoviária.
Quatro anos após as promessas, o secretária de Estado de infraestrutura, Gonçalo Barros (PMDB) – atual secretário na gestão Walace, garantia em entrevista ao VG Notícias, no máximo 45 a 60 dias deviam ser iniciados os trabalhos na área destinada a construir o terminal rodoviário. De acordo com ele, a rodoviária seria construída com total de 40.000 m², nos moldes do terminal rodoviário de Campinas, em São Paulo.
No ano passado, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD), publicou no Jornal dos Municípios (AMM) em 5 de abril decreto de desapropriação da área onde seria instalada a rodoviária municipal, com quatro mil metros quadrados, na Rodovia Mario Andreazza, nas proximidades do Posto Papito. Contudo, por se tratar de área de litígio, a lei foi revogada.
Em maio deste ano, Silval Barbosa assumia outro compromisso com o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) que até o início do segundo semestre, caso a Prefeitura Municipal doasse uma área de 10 hectares para o governo do Estado, o terminal seria construído.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretario municipal de infraestrutura, Gonçalo de Barros voltou a afirmar que o projeto do novo terminal está pronto, mas, o problema está na desocupação das áreas para construção.
De acordo com ele, dois locais na rodovia Mário Andreazza tiveram problemas com os proprietários, e um novo local está sendo avaliado.
“Várzea Grande tem um grande problema com regularização fundiária. Neste momento, estudamos um terceiro terreno, localizado na BR 163. Esperamos resolver logo este problema”, contou.
Ponto de parada: Segunda maior cidade do Estado, e porta de entrada da Cuiabá – uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, a rodoviária de Várzea Grande está instalada atualmente em uma lanchonete de propriedade particular.
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