Quase 20 mil condutores foram flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o Estado contabiliza 19.409 infrações por direção de veículo sem CNH registradas até quinta-feira (13.09) de 2023.
Segundo o Detran-MT, o número de pessoas dirigindo sem habilitação é proveniente de flagrantes com abordagem em operações de fiscalização de trânsito.
Mato Grosso possui 1.515.958 milhão de condutores habilitados e uma frota de 2.606.800 milhões de veículos registrados, ou seja, a quantidade de veículos quase dobra em relação ao número de condutores habilitados. Entretanto, segundo o Detran-MT, não ser possível informar o quantitativo de condutores não habilitados, visto que os não habilitados não possuem registro em nossos sistemas.
Leia mais: Veja vídeo: Mulher sem CNH colide motoneta na traseira de caminhão parado em VG
Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) indicam 542 pessoas não habilitadas foram abordadas na operação Lei Seca em Cuiabá, entre janeiro a agosto de 2023. Em 2022, foram 558 pessoas flagradas na Capital. Em Várzea Grande foram 184 pessoas flagrantes em 2023 e 197 em 2022.
Já em Sinop foram flagrados 307 condutores sem CNH em operações da Lei Seca em 2023. Segundo a Sesp, Sinop não há como fazer comparação com o mesmo período de 2022, porque a ação iniciou em setembro. “As cidades de Sinop-MT e Alta Floresta iniciaram as operações no mês de setembro de 2022.”
Vale destacar que Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê detenção, de seis meses a um ano, ou multa, no entanto, algumas infrações envolvem apenas a ausência do porte do documento, enquanto em outras ocasiões o condutor não possui habilitação. Os valores da multa variam de R$ 88,38 e três pontos na carteira caso seja considerada leve e de R$ 880 caso dirigir com CNH suspensa.
Leia mais: Jovem sem CNH tenta pular canteiro com Biz e causa acidente em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).