A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira, durante discurso do lançamento do “Qualifica + VG”, na manhã de hoje (03.02), disse que no final do ano passado a equipe debruçou para pensar em uma maneira de acrescentar e contribuir para que as pessoas avancem no social.
Ana Cristina explicou que o ano de 2021 foi muito afetado pela pandemia da Covid-19, e a Secretaria trabalhou muito na questão do subsídio alimentar. Ela ainda lembrou que no ano passado a pasta teve o projeto “Emprego Solidário”, que segundo ela, quando foi feito o levantamento a equipe percebeu muita rotatividade, ou seja, as pessoas não se mantinham no trabalho.
“Então a gente precisava voltar, precisávamos pensar em qualificação, e mais, quando chegamos na qualificação, percebemos que tinham pessoas que concluíram o ensino fundamental. A Secretaria agora, com parceiros, está aproximando a comunidade do EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, ressaltou Vieira.
Em relação ao “Qualifica + VG”, Ana Cristina contou à reportagem do , que se trata de um programa guarda-chuva que reúne diversos projetos de cursos gratuitos de qualificação profissional de importantes parceiros da Prefeitura de Várzea Grande.
Segundo a secretária, a marca foi criada para identificar os cursos oferecidos na Secretaria de Assistência Social, com foco no público em vulnerabilidade e risco social, famílias inscritas no Programa Ser Família do Governo do Estado, jovens, mulheres arrimo de família, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.
Ela ainda explicou quais são os projetos que integram o programa: "Estão inseridos os cursos do Ser Família Qualificação, que o Governo de Mato Grosso contemplou o município; os cursos do Senar, curso de Microempreendedor Individual do Instituto Federal de Mato Grosso, entre outras capacitações, como Mulheres Empreendedoras e Programa Federal Acessuas Trabalho".
O programa conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Setasc, SENAI, SENAC,Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Senar e Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL).
Leia também
Água e esgoto mais caros: Agência homologa reajuste em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).