21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 15:58 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 15h:58 - A | A

Capacitação e empoderamento

Projeto "Elas Empreendem" impacta positivamente a vida de 800 mulheres em Várzea Grande

O projeto atingiu quase 90 bairros e atendeu 1.400 mulheres em VG

Angelica Gomes /VGN

Cerca de 800 mulheres e meninas que participaram dos cursos oferecidos na Casa de Sarita, em Várzea Grande, através do Projeto "Elas Empreendem", receberam o certificado de conclusão de curso nesta quinta-feira (23.11). O evento foi organizado pela idealizadora do projeto, a primeira-dama da cidade e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat.

Conforme a primeira-dama, o projeto alcançou quase 90 bairros da cidade, atendendo 1.400 mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para ela, a entrega dos certificados representa não apenas a conclusão do curso, mas também simboliza a capacitação e o empoderamento feminino, além de concretizar um sonho. Kika compartilhou com o que ela e a equipe de gestão da casa possuem um mapa indicando todos os bairros de Várzea Grande, marcando os pontos em que o projeto chegou.

"Queremos alcançar todos os bairros da cidade, e vamos conseguir até o final da gestão do prefeito Kalil Baracat", explicou ela.

A autônoma Franciele de Souza Pereira, 34 anos, aluna do projeto "Elas Empreendem", revelou ao que disponibiliza sua casa no bairro Jacarandá para as professoras ministrarem o curso para mulheres em situação de vulnerabilidade nos bairros vizinhos. Franciele, que trabalha em casa, realizou diversos cursos do projeto, adquirindo autonomia para trabalhar e complementar sua renda mensal.

A dona de casa Maria dos Reis Barbosa da Silva também fez vários cursos do projeto, contando que antes ficava em casa sem ter muito o que fazer além dos trabalhos domésticos. Ela descobriu o projeto, que abriu portas para ela começar a ganhar uma renda e ter autonomia. Maria dos Reis fez cursos de design de sobrancelhas, automaquilagem e se apaixonou pelo curso de amigurumi, já recebendo encomendas.

A 1ª Dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, explicou que o principal propósito do projeto é fomentar o empreendedorismo social feminino, promovendo a cidadania, a emancipação social e econômica, além de fortalecer o empoderamento de mulheres no município. Ela destacou ainda o envolvimento e compromisso do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) no projeto e revelou que, a pedido do gestor, amanhã (24/11), será implantado mais um projeto, o "Casa de Sarita no seu bairro". Este projeto levará profissionais de diversas áreas, incluindo da saúde, aos bairros mais distantes do município para atender mulheres em situação de vulnerabilidade que não conseguem ou não podem buscar ajuda na Unidade de Atendimento, localizada no bairro Vila Ipase.

Kalil Baracat também marcou presença no evento, prestigiando a esposa e todas as mulheres, incluindo sua mãe. Ele comprometeu-se com a ampliação dos projetos da casa em 2024, visando atender todos os bairros do município.

Dentre as oficinas oferecidas no projeto, destacam-se o crochê, amigurumi, pintura em tecido, costura criativa, feltro, design de sobrancelhas, maquiagem, escovista, pequenos reparos e artes finas.

 

Leia também: NESTE SÁBADO: Sorteio das unidades de residencial de VG será pela loteria; confira sistemática

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760