A falta de segurança pública nos bairros de Várzea Grande é uma das principais indignações da população, e essa realidade não é diferente nas escolas públicas da cidade.
Embora a Polícia Militar e a Guarda Municipal ter lançado em junho deste ano o programa do governo do Estado “Paz nas escolas” que visa à fiscalização diária das escolas municipais e estaduais do município, a prática não é vista pelos professores e alunos.
Prova disso, é que em menos de 1 hora, três motos foram roubados na noite de ontem (14.08) na Escola Estadual Irene Gomes de Campos no bairro Figueirinha. De acordo com um professor, que não quis se identificar, a prática de roubos é constante no local.
“Todos os dias deparamos com veículos roubados dentro e fora da escola, não observamos policiamento no local há muito tempo” revelou.
O professor pontuou ainda, que há outro fator que ajuda na prática dos criminosos, a falta de iluminação pública. “O bairro em geral sofre com a falta de iluminação pública, quando os alunos saem da escola são colocados à mercê dos criminosos” afirmou.
Em entrevista ao VG Notícias nesta quarta-feira (15.08) o coordenador de segurança nas escolas, tenente Gilson, revelou que a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) é responsável de encaminhar a Polícia Militar as escolas que sofrem com a falta de segurança, e que na lista encaminhada não consta o nome da escola citada. No entanto, o tenente garantiu que a polícia fará rondas no local a partir de hoje.
Já o secretário de Infraestrutura do município, Orestes Oliveira, argumentou que alguns bairros da cidade estão sem iluminação pública, porque a empresa ganhadora da licitação feita pela prefeitura para prestar esse serviço, teve o contrato impugnado pela ex-prestadora de serviços de iluminação, a Construtora Nhambiquaras.
Conforme Orestes, outro edital de licitação já foi feito, e na próxima semana a empresa vencedora iniciará o trabalho, inclusive no bairro Figueirinha.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).