O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz, em entrevista ao jornalista Geraldo Araújo do No Ar, na quinta-feira (14.09), anunciou que a mudança do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT) para o novo prédio na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, deve acontecer ainda este ano, provavelmente em novembro. Com mudança, o chefe do MPE declarou que apoia a instalação da nova Câmara de Vereadores no espaço, hoje utilizado pelas Promotorias de Justiça.
Em relação ao interesse externado pelo presidente da Casa de Leis, Pedro Paulo Tolares, popular Pedrinho (União), em instalar a nova Câmara Municipal na atual sede do MPE, Deosdete afirmou que não ter recebido nenhum contato formal, contudo, destacou caso haja esse contato vai conversar com vereador, pois entende que o assunto [mudança da Casa de Leis] é uma demanda antiga.
No entanto, o chefe do MPE ressaltou que o prédio está sob a gestão do Ministério Público, mas pertence ao Estado de Mato Grosso. “Se o Estado não for utilizar o imóvel para um serviço estadual, acho que deve sim ser utilizado pela Câmara Municipal”.
Questionado sobre a expectativa de inaugurar a nova sede, Deosdete enfatizou que o novo espaço é uma conquista dos procuradores-gerais que o antecederam, e uma honra para ele inaugurá-la. Cruz disse que já convidou seus antecessores que deram início a construção do prédio, para participarem desse momento importante e aguardando por todos. “Inaugurar o prédio é uma enorme felicidade, além de ser uma honra. O novo espaço bastante confortável para os nossos membros, servidores, colaboradores, mas, sobretudo para população que nos procura”, salientou Cruz.
Com custo na ordem de R$ 22.901.153,42 milhões, a obra que foi iniciada em 04 de maio de 2020, em meio a pandemia. A nova sede das Promotorias de Justiça de Várzea Grande terá mais de 6,3 mil metros quadrados, sendo composta de 24 gabinetes para os promotores (as), salas para os servidores, estagiários, terceirizados e assessoria, sendo quatro salas destinadas a especializadas.
Outro lado – A reportagem do entrou em contato com a assessoria do presidente da Câmara, Pedrinho, e o vereador declarou que tem a intenção de sair do aluguel o mais rápido possível. E, segundo ele, já foi feito o pedido para o prefeito Kalil Baracat (MDB), e estão aguardando o Ministério Público devolver o prédio ao Governo do Estado, para que possa ser passado para a Prefeitura Municipal.
Conforme o pedido encaminhado ao chefe do Executivo, Pedrinho manifestou interesse em utilizar o espaço do imóvel das Promotorias de Justiça de Várzea Grande, alegando que as obras de construção do novo prédio onde funcionaria a Câmara Municipal, foram suspensas em razão da ausência de licenças ambientais junto à Sema, uma vez que se encontra em área de preservação permanente, e, também, que o atual prédio utilizado por esta Casa de Leis não atende em sua totalidade os requisitos necessários para prestar um atendimento de excelência aos munícipes.
Leia mais - Com mais de 90% da obra concluída, nova sede do MPE em VG deve ser inaugurada em outubro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).