O fim de semana tem alerta de chuvas intensas para todos os municípios de Mato Grosso, conforme a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. Segundo ela, principalmente no Oeste e Centro Sul, na região Metropolitana, Tangara da Serra, Cáceres e Rondonópolis.
Devido ao risco, a concessionária de energia reforça preventivamente as orientações de segurança com a comunidade envolvendo redes elétricas. De acordo com o gerente de operações da Energisa, Anderson Rodrigues, a equipe monitora a previsão do tempo de dentro do Centro de Operações Integrado e repassa as informações ao Corpo de Bombeiros e às Prefeituras, para que todos fiquem preparados para eventuais ocorrências.
“Para este fim de semana nossa equipe já está de prontidão para um atendimento imediato, caso as previsões se confirmem”, esclareceu Anderson Rodrigues.
A Energisa orienta: Em caso de fortes chuvas, procure um lugar seguro. Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios.
Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais. Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.
Também não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas e não fique embaixo de árvores ou próximo a torres. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios. E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
Leia também - Prefeito expõe "injustiça" e questiona reparação por afastamento e condenação antecipada
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).