A Prefeitura de Várzea Grande suspendeu a construção de 740 casas no bairro Novo Mato Grosso (antigo 13 de setembro) devido à falta de recursos do Governo Federal e Estadual de Mato Grosso. O secretário de Viação e Obras, Luiz Celso, confirmou a informação após a publicação do aviso de revogação de licitação (chamamento público n. 02/2023) no Diário Oficial dos Municípios.
A construção das casas fazia parte do Programa Casa Verde e Amarela, com mais de 80% dos recursos provenientes do Governo Federal. Os 20% restantes seriam divididos entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo Estadual, por meio do Programa Estadual do MT PAR - Ser Família Habitação. Contudo, ambos os entes governamentais não destinaram os recursos necessários.
O secretário explicou que a revogação do chamamento público se relaciona ao projeto de obras tipo 2, e os recursos foram direcionados apenas para o projeto tipo 1, que já está em construção. A Prefeitura aguardará o envio dos recursos pelos governos Federal e Estadual para realizar um novo chamamento público.
A empresa Ilha Empreendimentos e Serviços Ltda venceu a licitação para construir no mínimo 740 casas, com área mínima de 45m². Cada casa contaria com sala, dois quartos, cozinha, banheiro social e área de serviço.
O aviso de revogação destacou que a contratação pretendida pela Administração não se mostra oportuna e conveniente nas circunstâncias atuais.
Leia matéria relacionada: Novas moradias serão construídas em VG; Prefeitura abre licitação para contratar empresa
Outro Lado: Ao , a empresa MT-PAR, informou que a construtora contratada pelo município desistiu do projeto. Tetamos contato com o Ministério das Cidades, gestor do programa Minha Casa Minha Vida, no entanto, até o fechamento desta matéria não tivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).