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Cidades Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 10:45 - A | A

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 10h:45 - A | A

BRT E ADEQUAÇÕES

Prefeitura de VG licita pontos de integração que irão interligar com BRT; terminal será desmontado

Estão previstas a implantação de cinco pontos, são eles, Estação do Papito, no Chapéu do Sol, Capela Piçarrão, Cristo Rei e Berneck

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande vai abrir nesta quarta-feira (04.01) a licitação para aquisição dos primeiros 60 pontos de integração que irão interligar com o BRT (Bus Rapid Transit).  Serão investidos aproximadamente R$ 3,5 milhões com os novos pontos de ônibus.

“São estações de integração que a gente chama de pontos de integração. Tendo em vista essa implantação do BRT que vem até o Aeroporto e vai chegar hoje ao centro de Várzea Grande. Estamos adequando o sistema de Várzea Grande para atender com uma nova concepção de atendimento, chamamos de sistema radial, que leva todos os bairros ao Centro”, disse o coordenador da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio José.

Com a mudança, estão previstas a implantação de cinco pontos maiores: Estação do Papito, Chapéu do Sol, Capela Piçarrão, Cristo Rei e Berneck. “Serão oito pontos maiores, por exemplo, a Estação do Papito – vai ter um ponto lá que vai abrigar toda aquela região do Chapéu do Sol. Outro ponto de integração na Capela Piçarrão - vai atender todo Novo Mato Grosso, 24 de dezembro, aquela região toda. Vamos ter outro ponto no Cristo Rei, que vai atender o fundo do Cristo Rei – e, vamos ter na Berneck – que vai atender a parte do Jardim Glória. Então, esses pontos principais”, destacou.

Após a licitação e todo trâmite contratual, Cláudio José acredita que os trabalhos para implantação começam em 90 dias. “Dia 4 agora temos a licitação, feito a licitação, eu creio que dentro de 90 dias já começam os trabalhos. A nossa previsão é a partir do final de fevereiro estarmos trabalhando, fazendo os trabalhos executivos na área central, fazendo os outros trabalhos complementares para a implantação ser a partir de março ou abril em diante.”

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Segundo o coordenador, com os pontos de integração, os ônibus passam a ter uma frequência entre cinco ou oito minutos. “Então, nós estamos adequando o ponto que esses ônibus vão fazer intersecção com os troncais, que a gente chama de alimentadoras. Essa alimentação tem que ter um conforto, tem que ter um ponto, cobertura adequada, tal, essa é a primeira fase que nós estamos implantando”, contou.

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Ele afirmou que a segunda fase entra na concepção dos abrigos normais. “Então, são traçados que vão se unir nas linhas frontais. A pessoa vai ter uma integração total da grande Cuiabá pagando uma passagem só, ele pode ir de qualquer ponto de Várzea Grande a qualquer ponto da grande Cuiabá.”

Segundo o coordenador, esses pontos de integração vão substituir por um determinado tempo o Terminal André Maggi, que será desmontado para ser construído um novo Terminal. “Teremos abrigos na Júlio Muller. Teremos cinco pontos, esses pontos são 24 metros de comprimento e quatro metros de largura e com as intercessões de um ponto para outro num canteiro. Então, essas intercessões também são 24 metros. E nós temos outra que vai para Cuiabá que são 48 metros”, disse o coordenador.

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