A tão esperada ponte que ligará o Parque do Lago, em Várzea Grande, até o Parque Atalaia, na Capital, conta ainda com um prazo de 90 dias para conclusão, no entanto, poderá ser finalizada em 30 dias. A informação é do secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira. Essa ponte sobre o Rio Cuiabá irá desafogar o trânsito na região central e poderá levar desenvolvimento a região ainda carente de serviços públicos considerado básicos, como energia, coleta de lixo, asfalto, entre outros.
“Temos prazo para entregar. As empresas já estão com ordem de serviço para fazer a parte de encabeçamento das pontes e a abertura definitiva da avenida que vai interligar Cuiabá, Várzea Grande. A ponte irá terminar dentro de 30 dias. Já as obras de pavimentação vão demorar mais um pouco, até o final do ano nós devemos entregar”, afirmou o secretário.
A obra chegou a paralisar em janeiro de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. Contudo, na avaliação do secretário não houve atraso. “Não teve atraso nenhum, o único problema que nós tivemos foi que - quando foi licitada a obra não foi feito o projeto de acesso -. Ela iria ficar uma obra de arte realmente e nós tivemos que desapropriar também. Então, o problema foi só esse. Fizemos o procedimento licitatório e hoje está tudo normal”, assegurou.
O conversou sobre os benefícios do empreendimento com o morador do São Gonçalo, antiga colônia São Benedito, Martins Duquens. Ele relatou que trabalha como diarista nas obras da ponte, destacou o progresso para região e consequentemente o acesso a diversos serviços públicos.
“A ponte vai pegar essa avenida, vai melhorar bastante nosso bairro, teremos outras saída. Aqui vai ligar com a 31 pelo que fiquei sabendo, vai facilitar bastante a vida dos moradores aqui. No meu caso, eu fazia diárias, mas essa obra trouxe empregos para os moradores aqui próximo, e para um pessoal que veio de fora também. Muitos vieram de fora para concluir essa construção. A obra está na fase de conclusão, já está praticamente concluída, agora só está restando a parte de terraplanagem, que vai ser iniciada agora esse mês”, relatou o morador.
Leia mais: Pelo menos nove vereadores que presidem Câmaras Municipais tentarão chegar à Assembleia Legislativa
Outro que espera com ansiedade a conclusão das obras é o morador do Parque do Lago, Jardim Santa Luzia, Donimaques Ovelar. Ao , ele relatou que a ponte vai desafogar a Feb, especialmente para quem vai para o Parque Cuiabá Distrito Industrial e segue para São Paulo com destino de Várzea Grande segue pelo trajeto. Com a ponte, o motorista não precisa seguir pela Sérgio Motta, reduz o trajeto e desafoga todo trânsito do centro.
“Vai desafogar o trânsito do bairro Vila Rica e o Parque Atalaia. Esse acesso vai dar uma melhoria muito grande, por que tem muita gente que passa e usa muito a Sérgio Motta aqui para sair naquela avenida que vai para Santo Antônio, e tem uns que vem pro Parque do Lago ou quer vir para Várzea Grande, e tem que usar a Sérgio Motta, então vai ter essa facilidade aqui, já sai bem pertinho do movimento”, destacou.
Conforme a Sinfra, a obra executada pelo Consórcio Oriundi Engenharia e Construções com recursos de Fethab, é orçada no valor de R$ 22.391.028,00. A empresa foi contratada para execução dos serviços de implantação e pavimentação do Complexo Viário de acesso à ponte sobre o Rio Cuiabá no bairro Parque Atalaia, em Cuiabá, com extensão de 3,29 KM.
Leia mais: Ponte que ligará VG à Cuiabá pelo Parque do Lago está com 54% das obras concluídas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).