Com 41 municípios de Mato Grosso registrando classificação de risco muito alto para o coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou a Prefeitura de Cuiabá para abrir leitos hospitalares para tratamento do vírus.
Embora Cuiabá esteja enquadrada na classificação moderada, a SES justifica o pedido direto a Prefeitura de Cuiabá, em razão da Capital se encontrar em 1º lugar no índice do painel quanto ao maior número de casos e internados por agravante, devendo tomar providências urgentes.
Contudo, estão na classificação de risco muito alto, os municípios de Poconé; Acorizal; Rosário Oeste; Santo Antônio do Leverger; Nossa Senhora do Livramento; Primavera do Leste e Nobres.
Leia também: Simone Tebet sinaliza que aceitará Ministério do Planejamento no Governo Lula
Ainda na lista de risco muito alto estão os seguintes municípios: de Planalto da Serra; Novo Santo Antônio; Luciara; Santa Carmem; Porto Estrela; Indiavaí; Diamantino; Novo Horizente do Norte; Itanhangá; Paranaíta; Lucas do Rio Verde; Nova Guarita; Araputanga; Ribeirãozinho; Matupá; Poxoréo; Barra do Garças; Porto dos Gaúchos; Canabrava do Norte; Guiratinga; Santa Rita do Trivelato; Tesouro; Tangará da Serra; Campos de Júlio; Nova Ubiratã; São Felix do Araguaia; Santo Afonso; Alto Araguaia; Tapurah; Itaúba; Castanheira; Cocalinho; Carlinda e Nova Xavantina.
Já Várzea Grande aparece na classificação de risco moderado.
RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- Usar máscara quando sair de casa;
- Evitar aglomerações;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).