29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 12:01 - A | A

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023, 12h:01 - A | A

após audiência pública

PL que proíbe soltura de fogos de artifícios em VG será apresentada na Câmara, afirma vereador

Ícaro disse que deve apresentar um projeto nos próximos dias na Câmara Municipal

Giovanna Bitencourt & Kleyton Agostinho/VGN

Na noite dessa quarta-feira (31.05), foi realizada Audiência Pública na Câmara Municipal de Várzea Grande, no qual foi debatido junto a população, associações e entidades, a proibição da soltura de fogos de artifícios com estampido (barulho). De acordo com autor da audiência, vereador Ícaro Reveles (PDT), o debate tinha como objetivo entender as necessidades dos moradores da cidade, para assim, criar um projeto de lei que proporcione qualidade de vida aos várzea-grandenses.

Conforme o parlamentar, existem diversas formas de implantar a lei, e que muitas cidades no país adotaram a medida de diferentes formas, por isso, sentiu a necessidade de debater com os munícipes e todas as partes interessadas, a melhor forma de implantar o projeto na cidade.

Leia matéria relacionada - Vereador diz que crianças autistas e animais sofrem com barulho de fogos de artifício: "precisamos debater assunto"

Ícaro explicou que muitas pessoas não têm conhecimento do prejuízo que os fogos de artifícios com estampidos podem causar na vida de quem tem alguma condição física e de saúde. Ele exemplificou pessoas com espectro autista ou epilepsia, e animais que podem morrer por não suportar o barulho, além dos idosos que também sofrem com esses barulhos. O vereador também destacou que existe uma tecnologia que permite a criação de fogos de artifícios sem estampido, e quer aproveitar disso.

“Isso é uma questão de empatia. Muitas pessoas não sabem, mas quem nos cobra sofre com esses barulhos porque tem familiar autista, familiar que sofre epilepsia ao ouvir os barulhos dos fogos de artifícios. Tem animais que morrem todos os anos, e idosos que também sofrem com isso. Não temos números, mas temos relatos sobre essas situações”, afirmou Ícaro.

O vereador também afirmou ao que juntará todas as informações debatidas durante a audiência pública e terminará o projeto ainda nesta semana, para apresentar na Câmara dos Vereadores na próxima sessão. Ícaro destacou que pretende que o projeto seja aprovado em agosto, e sancionado ainda neste ano. 

Em entrevista ao , a médica psiquiátrica, Rafaela Untar, destacou a importância do debate e a implantação da lei em Várzea Grande para pessoas que possuem o espectro autista. A médica explicou que os barulhos dos fogos de artifício causam um desconforto imenso às pessoas dentro do espectro, porque elas possuem uma hipersensibilidade sensorial, e o barulho alto pode causar fortes crises de ansiedade, muita agitação, irritabilidade e agressividade, conforme a médica.

“É muito importante esse debate para que a população tenha consciência e conhecimento do assunto. Os barulhos dos fogos de artifícios prejudicam imensamente os pacientes dentro do espectro autista, por conta da hipersensibilidade sensorial que eles possuem. Com os fogos, esses pacientes podem ter crises fortíssimas de ansiedade, extrema agitação, irritação e até agressividade. É um desconforto imenso para o paciente e familiares”, explicou.

Rafaela realçou que além dos pacientes com espectro autista, os barulhos dos fogos de artifícios podem causar desconforto em outras pessoas, como bebês e idosos. Ela explicou que a hipersensibilidade faz com que os pacientes autistas sintam o som de uma forma muito mais intensa.

“Eu como mãe, me preocupo muito, porque tenho um bebê de 10 meses, e nós sentimos muito nessa questão dos fogos e outros barulhos. E no caso dos pacientes autistas, com essa hipersensibilidade, sentem o som de forma muito mais intensa que outras pessoas que não possuem a condição, por isso eu faço a defesa a favor dos autistas”, realçou a médica.

Também em entrevista ao , o médico veterinário, Augusto Roberto Junior, explicou que para os animais, o trauma vai além de dor no ouvido, como muitas pessoas não sabem. Conforme ele, existem muitas doenças ocasionadas a partir do barulho, como convulsões ou paradas cardíacas.

“A questão mais discutida em relação a animais e fogos de artifícios, é que eles sentem dor no ouvido, mas isso é pouco perto de tudo que pode ser causado. Existem muitas doenças que o barulho pode ser um gatilho para o animal convulsionar ou ter uma parada cardíaca”, explicou.

O veterinário destacou que além dos animais domésticos, existem os animais silvestres na zona rural que também são prejudicados, pois diversos são sensíveis ao estresse. Ele explicou que o barulho pode ocasionar estresse no animal, levando-o à morte.

"Existem também, na zona rural, muitos animais silvestres que são sensíveis ao estresse, então o barulho muito alto pode causar uma morte súbita nesses animais. O projeto de lei é importante, principalmente nessa questão sobre o bem-estar na zona urbana, e até em preservação, no caso de animais silvestres e não-domesticados”, destacou.

Além das doenças, Augusto Roberto explicou que o animal pode ficar traumatizado, podendo ficar mais agressivo ou com muito medo. Ele afirmou que os períodos de festas juninas e final do ano são os que mais ocorrem atendimento de emergência, devido aos fogos de artifícios.

“O animal pode desenvolver um trauma, e nisso, eles podem mudar o comportamento, ficando agressivo ou com muito medo de qualquer situação. Acontece muito, principalmente nas partes do ano que ocorrem muitas festas, como final de ano ou festa junina. Esses são os períodos onde atendemos mais casos de emergência relacionado a fogos de artifícios”, afirmou.

O médico veterinário explicou que existem também os traumas físicos: "O animal fica com tanto medo que perde a noção, corre, atravessa a rua e é atropelado, tenta escalar o muro e acaba machucando a pata, ou até mesmo tentar pular uma grande, uma cerca e acaba se machucando. O trauma pode ser causado de várias maneiras”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760