A Prefeitura de Cuiabá protocolou o projeto emergencial de recuperação da Casa de Bem Bem, localizada no Centro de Cuiabá. A unidade sofreu no início do mês de dezembro um novo desmoronamento e teve a estrutura de um dos anexos comprometida.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a execução do projeto emergencial para solucionar os danos causados pelo desabamento aguarda a aprovação da Secretaria de Estado de Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério Público do Estado (MPE).
Francisco Vuolo alertou que a aprovação dos órgãos são necessárias, por se tratar de um patrimônio tombado pelo governo do Estado. Ele afirmou ainda, que a execução da obra especialmente nos pontos que desabaram, será feita com recursos da Fonte 100.
O secretário também acusou a empresa vencedora X Nova Fronteira Construtora Ltda de se negligente na execução da obra. Segundo ele, a X Nova destelhou todo imóvel e, praticamente, abandonou os serviços. Com as fortes chuvas, a estrutura da antiga Casa, começou a desabar e a situação veio se agravando, até chegar na situação atual.
Enquanto aguarda a aprovação do projeto, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no intuito de garantir a base de sustentação da Casa, iniciou na última sexta-feira (14), uma série de reforços, para o escoramento das paredes, drenagem e manutenção da cobertura, assim como uma triagem para levantar características originais do imóvel, que serão aplicadas no processo de resgate. (Com Assesseria)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).