Uma obra do Governo de Mato Grosso ateou fogo no sopé do Morro de Santo Antônio, uma unidade de conservação estadual. As imagens registradas pela reportagem do nesta quarta-feira (25.09) mostram o fogo agindo sobre os galhos das árvores que foram retiradas para as obras. As imagens foram capturadas pelo repórter fotográfico Rogério Florentino.
O Governo do Estado está construindo uma estrada até o topo do morro para permitir o acesso por carros na unidade de proteção que antes era utilizada apenas para fazer trilhas. Funcionários que estavam no local contaram à reportagem que a obra seria de responsabilidade da empresa pública Mato Grosso Participações (MT-Par).
Em setembro deste ano, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou que realizará o asfaltamento da estrada que dá acesso ao morro. As obras deverão custar R$ 6,3 milhões. No anúncio, não foi incluída qualquer trecho sobre o morro, com estrada atingindo o cume da unidade de conservação, como ocorre atualmente no local.
Imagens caputaradas pela reportagem mostram que, além do fogo, as obras também causarama desmatamento na região. Unidade de Conservação Estadual da categoria de Proteção Integral que está no bioma Pantanal. Gerenciada pela Secretaria de Estado de Meio Ambeinte (Sema-MT), a área de 258 hectares precisa de autorização do órgão ambiental para qualquer obra no local.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a assessoria da Sinfra informou que as obras da estrada não iniciaram. A Sinfra foi questionada sobre de quem seria a responsabilidade pela obra, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.
O também procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Meio Ambiente e da MTPar, citada por funcionários como responsável pela obra, mas até o fechamento do texto não tivemos resposta.
Leia mais: Servidores do DAE debochavam da população e admitiam lucrar com a falta de água
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).