A nomeação da professora Marlúce Aparecida Souza e Silva como a nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada na manhã desta quinta-feira (10.10) por meio de um decreto no Diário Oficial da União. A decisão, oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entra em vigor a partir de 16 de outubro de 2024 e será válida pelos próximos quatro anos.
Marlúce é integrante do corpo docente da UFMT, com uma longa trajetória de atuação na instituição e administrativos da universidade. O decreto assinado em 9 de outubro de 2024, amparado pelo artigo 84, inciso XXV, da Constituição Federal, e pelo artigo 16 da Lei nº 5.540/1968, regulamenta a escolha e nomeação de dirigentes das universidades federais. Leia matéria relacionada - Saiba quem é Marluce Silva reitora eleita da UFMT
A nova reitora assume a UFMT em um momento desafiador, marcado por demandas crescentes por melhorias na infraestrutura, financiamento para pesquisas e ampliação de programas de apoio estudantil. Com o início de seu mandato, há grande expectativa da comunidade acadêmica sobre as prioridades de sua gestão e os próximos passos para consolidar o papel da universidade como referência no ensino superior da região Centro-Oeste.
O processo de nomeação de reitores para as universidades federais é uma prerrogativa do Presidente da República, após consulta à comunidade acadêmica e apreciação de uma lista tríplice. A UFMT, localizada em Cuiabá, é uma das principais instituições de ensino do Estado de Mato Grosso, desempenhando um papel fundamental na formação acadêmica e na produção científica.
Leia também - Kalil Baracat desmente Rosy Prado sobre nova Presidência da Câmara: "não tenho participação"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).