Considerado cancerígeno e tóxico para a reprodução e saúde humana, a comercialização de produtos à base de fungicida carbendazim encerra nesta terça-feira (07.02) em Mato Grosso.
Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), os defensivos agrícolas contendo o ingrediente ativo carbendazim foram banidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2022.
“A partir desta quarta-feira (08.02), a venda de agrotóxicos à base de carbendazim será considerada infração, passível de multa, sem prejuízo de outras medidas legais previstas na legislação vigente, e o revendedor que possuir estoque de produtos deve acionar o fabricante e solicitar o recolhimento”, informou Indea.
Leia também: Carnaval não é feriado e empresas podem abrir normalmente
Apesar da recomendação da Anvisa, conforme o Indea, os produtos - com o uso agrícola aprovado para a aplicação foliar nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, cevada, citros, feijão, maçã, milho, soja e trigo - já comercializados poderão ser utilizados até o esgotamento. “Desde que seja respeitado o prazo de validade dos produtos.”
O carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais comercializados no Brasil.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).