Os buracos das MTs 208 e 320 seguem fazendo vítimas em Carlinda e Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá). O recebeu nesta quarta-feira (14.03) reclamações de motoristas apontando danos materiais e acidentes nas rodovias que estão sob concessão da Via Brasil MT.
Ontem, a Polícia Militar de Carlinda foi acionada por volta das 05h20 para atender um acidente envolvendo motocicleta. Os militares foram informados que uma mulher de 32 anos perdeu o controle da direção, após passar por dois buracos na via. Ela trafegava sentido Alta Floresta, onde trabalha.
Conforme informações do local, a vítima estava caída e desacordada quando socorrida e encaminha ao Pronto Atendimento Municipal. Ela apresentava sangramentos no ouvido, fratura na clavícula direita, um corte no queixo, dentes quebrados, entre outros.
Gilberto Tenório da Silva Junior, proprietário de uma transportadora e morador da região, contou as dificuldades que os motoristas enfrentam, quando pedem socorro a Via Brasil MT, bem como, reclamou do serviço de tapa-buraco realizado pela Concessionária.
“Geralmente falta sinal e eles fazem tapa-buracos, mas não colocam piche e o buraco volta abrir, pois as carretas são pesadas”, contou.
Ele também gravou vídeo mostrando os danos materiais causados pelos buracos em um dos veículos. “Por conta da estrada ruim, não tem quase asfalto, só tem buracos, eu já estou carregando um pneu além do estepe e hoje cedo quando eu estava indo para Sinop, este aqui arrebentou todo ele, mas ainda da para ver que é um pneu, agora esse aqui foi na ida, bati no buraco, estourou ele, saí da estrada e coloquei o estepe no lugar. Olha o que acontece”, disse Gilberto, em vídeo, sem receber socorro por 40 minutos.
Além do risco de perder a vida em acidentes, os motoristas e moradores reclamam da cobrança do pedágio. O vereador de Carlinda, Manoel Rodrigues de Sousa, Nelo Sousa (PSC), afirmou ao que está em contato com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager - MT), responsável por fiscalizar a concessão. Ele orienta os motoristas a denunciarem as irregularidades no serviço.
“Só buracos, preços altos de pedágio, acidentes e muitos prejuízos. Façam também a reclamação. Este é o telefone zap da ouvidoria da AGER/ MT +55 65 8435-7458”, orienta Nelo Sousa.
Leia mais: Ager multa Via Brasil MT em mais de R$ 1 milhão, mas cabe a Sinfra rever concessão
Outro lado – O entrou em contato com a assessoria da Concessionária Via Brasil MT, que respondeu por meio de comunicado. Segundo a Concessionária, a mulher foi socorrida em menos de um minuto após acionado. Porém, sobre os buracos informou, que em razão da chuva a correção é paliativa. Já sobre os danos do morador, Gilberto informou não haver registros.
"Verificamos a ocorrência um acidente com moto conduzida por uma mulher de 32 anos no Km 119 da MT-320. O acionamento do resgate ocorreu às 5h28 e a chegada do resgate às 5h29. O resgate saiu do local do acidente às 5h44 em direção ao hospital de Carlinda, chegando às 5h59 no local. Em relação a danos materiais do sr. Gilberto, não há registro no Centro de Controle de Operações. Reiteramos que as chuvas do período dificultam a correção efetiva do pavimento e que apenas a correção paliativa está sendo possível de ser realizada. Correções definitivas aguardam o término do período chuvoso", diz comunicado.
Leia mais: Pedágio caro e péssimas condições nas rodovias MT 208 e 320 sob concessão da Via Brasil
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).