Moradores do bairro Ponte Nova, em Várzea Grande, enfrentam dificuldades com a falta de água e a baixa pressão no fornecimento, conforme relato de Evando, um dos residentes, ao nesta quinta-feira (11.04). Segundo ele, a situação vem causando transtornos significativos, impedindo atividades domésticas básicas como lavar roupas e louças.
Evando destacou que a escassez de água o obrigou a levar roupas e louças sujas para a casa de sua sogra, em outro bairro, para conseguir realizar as tarefas de casa. “Faz quase duas semanas que não conseguimos lavar roupa em casa, estou tendo que levar na casa da minha sogra para conseguir resolver. Inclusive, no sábado (06) tive que levar até a louça suja para lavar lá”, relatou.
O morador disse, ainda, que nas poucas oportunidades em que a água é disponibilizada para os moradores daquela região, como aconteceu na manhã de hoje, não há pressão suficiente para encher as caixas de água, sendo necessário que toda água que aparece, inclusive da chuva, seja aproveitada.
“Mesmo quando vem água, vem pouca e com pressão baixa. Então acaba que a gente tem que tomar banho de balde, não pode lavar roupa. Temos que aproveitar toda água que aparece, até mesmo pegar água da chuva”, desabafou.
Conforme ele, a situação é um absurdo, visto que foi inaugurado há dois anos uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender essa região e, segundo ele, na prática, não deveria faltar água por um período tão longo assim.
Questionado se já havia entrado em contato com o Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), o morador informou que sim, mas que sempre que liga os funcionários não sabem dizer qual o problema sobre a falta de água, encaminhando até mesmo, o número de um funcionário específico, dizendo que ele saberia informar, entretanto, ele não atende o celular.
“Entramos em contato com o DAE/VG na terça-feira passada (02) e ninguém soube dizer o que está acontecendo. Nem sabem o prazo de quando vão conseguir resolver. É sempre uma grande confusão. A gente liga e eles passam o número de um funcionário que trabalha na Autarquia, afirmando que ele deve saber o motivo, mas ele não atende. Então a gente não sabe o que aconteceu, quando vão resolver, se vai acontecer de novo”, explicou o morador.
Outro problema relatado pelo morador seria a falta de um cronograma detalhando os dias e horários de disponibilização da água, além de informações no site do DAE que expliquem o motivo da falta de água e informando se há algum problema ou manutenção.
“A gente não tem um cronograma de quando vem água, eles não sabem quando vai começar e quando vai parar. Isso atrapalha a rotina da população, pois precisamos saber quando a água vem, por que, por exemplo, se eu tenho um compromisso sábado e sem avisar começar a dar água, como vou conseguir colocar minhas obrigações de casa em dia, como lavar roupa, louça e casa”, ponderou ele.
Outro lado – Em resposta ao , a assessoria do DAE informou que o abastecimento de água no bairro foi feito nessa quarta-feira (10). Já as outras demandas foram encaminhadas ao setor responsável para as providências.
As denúncias foram enviadas pelo contato de WhatsApp: (65) 99957-5760, disponibilizado para sugestões de pauta e reclamações sugeridas pelos internautas.
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