Com investimento de R$ 14,3 milhões, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entregaram nesta quinta-feira (29.06) o raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
Segundo o governador, o investimento faz parte da estratégia de Segurança Pública implementada a partir do segundo semestre de 2019, cujo objetivo é retomar o controle do presídio.
“Estamos praticamente demolindo tudo e construindo tudo de novo, aproveitando os muros e algumas infraestruturas. Fico feliz porque ouvi de um representante do Conselho Nacional de Justiça dizer que o Estado Mato Grosso está construindo o mais moderno e eficiente sistema prisional, que vai nos permitir chegar ao final desse ano com aproximadamente 12 mil vagas para pouco mais de 11 mil presos. Temos que ter isso sob controle.”
Praticamente 80% das prisões brasileiras são dominadas pelas facções criminosas. Então, se nós queremos ter um sistema prisional que possa ressocializar temos que ter isso sob controle do Estado e não das facções
Em entrevista ao , o secretário Alexandre Bustamante relatou que toda parte velha da PCE será destruída para garantir mais segurança e controle na unidade prisional.
“Na realidade é uma revolução no sistema de segurança pública, os investimentos estão sendo feitos de toda ordem, destravando obras paradas há mais de 10 anos, como é o caso da Penitenciária de Várzea Grande. Ontem inaugurou o Peixoto de Azevedo, uma obra que teve início há 12 anos e foi entregue ontem. Aqui na PCE mesmo, vocês podem observar, estamos fazendo mais alguns raios ainda, vamos destruir toda parte velha e fazer raios novos”, destacou o secretário.
Leia mais: Deputado cobra "força tarefa" do Estado contra "guerra” entre facções em Cáceres
Segundo Bustamante, além de controle, os investimentos permitem separar detentos e evitar a comunicação de líderes de facções com criminosos do lado de fora. “O que significa isso para sociedade, o controle do estado nas unidades prisionais, aonde nós poderemos separar os reeducando provisórios dos reeducando definitivos, de alta periculosidade, baixa periculosidade cortando vínculos dessas pessoas extra muro, porque a maioria dos comandantes, líderes já estão presos, nós temos que fazer o isolamento deles na sociedade para que a ordem vinda deles não saiam do muro.”
Ao todo, segundo o secretário, o Governo Mauro Mendes está investindo mais de R$ 150 milhões nas unidades prisionais do Estado.
"Vocês vão observar o raio novo em matéria de modernidade, tudo que tem de moderno no mundo tem no raio. Uma estrutura bem diferenciada do que tínhamos nas unidades antigas. Em 2019 uma fiscalização detectou diversos problemas no Estado, esperamos chegar ao final do ano com esses problemas quase todos solucionados, inclusive zerando o déficit de vagas. Agora cabe a nós da Segurança Pública prover cada vez mais a segurança do cidadão. Controle intramuros e segurança externa é a ordem do governador Mauro Mendes”, destacou o secretário.
INVESTIMENTO – Segundo o Governo, as novas instalações foram erguidas em uma área de 1.855 m2 e dispõem de 54 celas, sendo 46 individuais e 8 duplas, totalizando 62 vagas, além de celas especiais para receber presos com curso superior.
Também está equipada com sistema de vídeo-monitoramento cuja central de controle das imagens e segurança funciona dentro da ala.
O novo raio oferece aos reenducandos água refrigerada nas torneiras, mesa de estudos, solário individual, dois parlatórios e sala de atendimento médico e psicológico. Aos policiais penais, alojamento e cozinha.
Desde o início da gestão Mauro Mendes a PCE passa por obras de ampliação e melhorias. Em 2020 eram 870 vagas e hoje está com 2.266. Ao final das obras dessa gestão passará a contar com 3.086.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).