O governador Mauro Mendes (DEM) encaminhou nessa quinta-feira (22.04), à Comissão de Gestores Bipartite (CIB-MT), responsável por definir a distribuição dos imunizantes, um pedido solicitando prioridade na vacinação contra a Covid-19 às gestantes de Mato Grosso.
De acordo com o gestor, as gestantes devem ser imunizadas o quanto antes, pois se encaixam nos grupos mais vulneráveis a ter complicações quando são infectadas pela Covid-19. Segundo Mendes, essa vulnerabilidade coloca em risco a vida das gestantes e de seus bebês.
O governador citou um estudo realizado na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, onde gestantes infectadas pelo coronavírus têm risco 62% maior de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 88% mais chances de precisar de ventilação mecânica invasiva.
A conclusão foi corroborada por outro estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Conforme os cientistas, o risco ocorre porque durante a gestação há uma diminuição da capacidade respiratória por conta do crescimento do útero, que restringe o abdômen e o tórax.
Mauro lembrou que o Governo do Estado conseguiu inserir os profissionais de Segurança como prioridades, e já estão em fase final de vacinação. Além disso, já pediu para que os trabalhadores da Educação também sejam colocados no grupo prioritário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).