25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 06 de Março de 2023, 10:45 - A | A

Segunda-feira, 06 de Março de 2023, 10h:45 - A | A

combate à fraude

Mauro quer potencializar emissão da nova carteira de identidade; escolas e Prefeituras terão pontos de atendimento

Segundo Mendes, o Governo de Mato Grosso quer potencializar a emissão no Estado

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) solicitou nesta segunda-feira (06.03), o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na unidade do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá. O novo modelo unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude por falsidade ideológica.

Segundo Mendes, o Governo de Mato Grosso quer potencializar a emissão no Estado, permitindo o acesso ao novo modelo em escolas, empresas, nas Prefeituras e em diversos locais do Estado. A carteira de identidade nacional está disponível para a população de todo Estado a partir desta segunda-feira (06.03). 

Vamos colocar muita energia, criando várias alternativas para o cidadão acessar, não só aqui no Ganha Tempo, mas também em escolas, em empresas, nas Prefeituras. Vamos criar uma grande estratégia para facilitar

“O Governo de Mato Grosso quer colocar força total, por isso estamos aqui no primeiro dia. Hoje, apenas quatro Estado brasileiro está fazendo a emissão 100% da carteira nacional. Nós paramos de emitir a identidade convencional. Apenas 10 Estados conseguiram entrar na data de hoje, que era obrigatório, e Mato Grosso está entre eles, para emissão da  nova carteira de identidade, e vamos criar várias alternativas para o cidadão poder acessar, não só no Ganha Tempo, mas em diversos pontos”, declarou o governador.

De acordo com Mauro, após um tempo deste esforço, o Governo contará com uma única referência, que será o número da carteira, tornando, segundo ele, desnecessário, outro tipo de documento para localizar o cidadão. A medida auxilia o combate à fraude por falsidade ideológica, garantindo mais segurança para a população.

Leia também: Ex-secretário de Saúde de Cuiabá vira réu por suposto desvio de R$ 3,2 milhões

“É um passo importante que o Brasil está dando, embora na opinião com uns 10, 15 anos de atraso, porque essa multiplicidade de documentos que temos no país, a possibilidade de você tirar um RG em cada Estado, isso tem sido um dos precursores de muitas fraudes, dificuldades de controle que possam e devem ser exercidas pelo Estado brasileiro, mas enfim foi dado essa excelente iniciativa”, destacou o governador.

COMO SOLICITAR

Os atendimentos nas unidades do Ganha Tempo devem ser realizados mediante agendamento através do site da unidade.

O processo de emissão da nova identidade segue o mesmo procedimento do modelo anterior, que será por meio das unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec.

Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF, e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital - que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760