A Polícia Ambiental resgatou 823 animais silvestres em áreas urbanas de Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com o 2º sargento da Polícia Ambiental, Juracy Vaz de Medeiros Junior.
Com o período chuvoso, segundo ele, os abrigos inundados é comum os animais silvestres procurarem novos abrigos, assim como ocorreu na sede do oticias. Leia Mais: Jacaré é encontrado e resgatado na sede do VG Notícias
“De janeiro até a data de ontem (29) foram 823 animais silvestres regatados em Cuiabá e Várzea Grande, os animais mais resgatados são as aves, repteis e mamíferos”, relatou o sargento.
Medeiros informou ainda os contatos para acionar a Polícia Ambiental, caso seja encontrados animais silvestres em residências, empresas, e outros pontos da cidade.
“Podem entrar em contato nos telefones 3684 4244 e 3684-1633 e também pelo 190. Nesse período de chuvas os animais tem os abrigos inundados, então, é comum eles procurarem outros abrigos. Mas é importante destacar, que o Batalhão não atende chamadas para animais domésticos, como cavalo, cachorro, gatos, isso fica a cargo da Zoonezes”, afirmou.
Segundo ele, após o resgate, os animais que não se encontram feridos devem ser soltos de imediato, já os feridos são enviados para as universidades, onde passam por tratamento até receber alta: “Se o animal está em perfeita condições, é avaliado e é feito a soltura imediata do animal em uma área natural. Outra situação, eles são encaminhados às Universidades, onde passam por tratamento ser liberado para voltar em seu habitat natural.”
O sargento enviou fotos da soltura de um quati, de uma salamanta, ou jibóia arco íris, e um vídeo contendo o retorno de uma é uma cobra coral à natureza. Segundo ele, a mesma teve seu abrigo inundado e saiu para procurar local seco e acabou sendo encontranda em uma residência. Veja as fotos e vídeos no final da matéria.
Vale lembrar que em novembro outro jacaré foi resgatado capturado pelo Corpo de Bombeiros ao lado do supermercado Comper, localizado na avenida do CPA, em Cuiabá. Leia Mais: Jacaré flagrado no Parque das Águas é capturado ao lado de mercado na avenida do CPA
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).