O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), e o vice-prefeito José Hazama (União), autorizaram nesta segunda-feira (19.12), o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/VG), Silvio Fidelis, realizar o enquadramento de nível e de classe de todos os profissionais da rede municipal de Educação. Mais de 600 enquadramentos devem ser publicados nos próximos dias.
“Eu já autorizei o professor Silvio Fidelis, o secretário Anderson fazer todos os levantamentos e fazer o enquadramento de nível e de classe de todos os funcionários da Educação. Agora de imediato, vamos dar esse presente aos funcionários da Educação e vocês recebem o presente de natal antecipado”, disse o prefeito.
A “boa notícia” foi recebida com entusiasmo pelas diretoras das escolas municipais de Várzea Grande. O , conversou com a diretora Eva de Paulo, do Centro Municipal de Educação Infantil Profª Jayr Luiza de Campos Untar, situada no bairro Capela do Piçarrão. Segundo ela, a notícia é o melhor presente de natal esperado pelos servidores da Educação.
“Hoje foi a melhor notícia, o melhor presente de natal dos servidores municipais de Várzea Grande. 2010 houve o enquadramento, então, estamos esperando há 12 anos por esse tão esperado momento. Hoje o prefeito acabou de anunciar que fará o enquadramento tanto de nível como de classe. É algo inesperado, uma gestão que vem realmente cumprindo com aquilo que disse durante a campanha”, declarou.
Leia também: Com aumento de casos de Covid e mortes de bebês, SES-MT notifica municípios reforçarem biossegurança
Eva de Paulo também destacou a “luta” do secretário Silvio Fidelis e da Câmara Municipal para garantir o direito dos servidores: “Lembrando que isso tudo se dá, além do prefeito Kalil, ao nosso secretário municipal de Educação. Ele realmente busca há muito tempo esse momento e hoje acredito que está realizando também um sonho, não só ele, temos vereadores que estavam em busca cessante em várzea Grande.”
Segundo ela, o enquadramento é necessário porque muitos profissionais se qualificaram, mas por falta do enquadramento de classe e nível não recebem de acordo. Ela avalia que a atualização dos dados permite um ganho de mil reais a mais.
“Temos pessoas que prestaram concurso para nível médio, ele está recebendo como nível médio, mas ele já fez até a sua pós-graduação, então, automaticamente o salário dele dará um ‘pulo’ de ensino médio, graduação e pós-graduação. Neste caso, tem servidores que irão receber quase mil reais a mais em seu salário, a partir de agora”, avaliou a diretora.
Já a diretora Marilene Maria da Silva, da Escola Municipal Educação Básica (EMEB) “Honorato Pedroso de Barros”, no Água Vermelha, exaltou a Educação na gestão do prefeito Kalil. “Depois que o prefeito Kalil assumiu, as mudanças aumentaram demais, educacionalmente falando não tem comparação, agora ainda mais. As conversas na escola são que a Educação de Várzea Grande está perfeita, só faltava salário, olha só que novidade boa, o que afinal de contas trabalhamos melhor ainda.”
Já a mais nova na função entre as diretoras, Ana Paula Vargas, da EMEB Mercedes de Paula Sôda, no Jardim Paula I, destacou a diferença na Educação sob comando de Fidelis. “Sinto uma diferença enorme desde que quando entramos, eu acho que o professor Silvio, juntamente com o prefeito, eles materializam essas realizações constantemente.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).