Reprodução

O chefe do Cartório da 38ª Zona Eleitoral, localizada em Santo Antônio do Leverger (a 35 km de Cuiabá), Antoniony Marques de Oliveira Costa, deferiu o pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai) para criação de uma seção eleitoral em uma aldeia indígena situada em Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá).
A Funai ingressou com pedido de Requerimento de Criação de Seção Eleitoral na Aldeia Indígena Perigara, que abriga a etnia Bororo. Conforme a entidade, no local tem mais de 50 pessoas aptas ao exercício do voto, e que o número, de acordo com o Código Eleitoral, credencia a localidade a ter uma seção eleitoral.
Segundo Antoniony Marques, a informação da Funai é condizente com aquela encaminhada à Comissão de Seções Eleitorais em Comunidades Indígenas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), na qual, em planilha oriunda da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, indica que a localidade em questão possui 51 pessoas com idade superior a 16 anos, ou seja, aptas a votarem.
“Pois bem, em face da informação apresentada, com fulcro no caput do art. 117 do Código Eleitoral, DEFIRO o pedido aventado, condicionando-se o funcionamento da seção na eleição ao alcance do número mínimo de eleitores previsto no mesmo artigo”, diz trecho do despacho do chefe do cartório.
A decisão será encaminhada para o TRE/MT adotar as providências necessárias para instalação da seção eleitoral na aldeia.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!