26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 07 de Julho de 2019, 09:44 - A | A

Domingo, 07 de Julho de 2019, 09h:44 - A | A

Impasse: Veja Vídeo

Invadido há mais de 19 anos, proprietário da área quer que moradores desocupem bairro Princesa do Sol

Sarah Mendes/VG Notícias

princesa do sol

 

Moradores do bairro Princesa do Sol, em Várzea Grande, se reuniram na noite de sábado (29.06), com o vereador Carlos Garcia (PSB) e o presidente do bairro Carrapicho, a fim de discutirem a respeito da regularização da titularidade dos imóveis. De acordo com informações, o terreno habitado por esses moradores, equivalente a 55 hectares, foi adquirido por um terceiro, através de um leilão trabalhista. Esse, agora cobra o pagamento pela área utilizada.

O bairro Princesa do Sol foi formado a partir de invasão feita há mais de 19 anos e, com o passar do tempo, por conta da cobrança do IPTU, foi beneficiado com asfalto, energia, rede de água e esgoto.

No entanto, recentemente, um homem identificado apenas como Silvio, após alegar ter comprado a área, pediu que os moradores se retirassem da localidade ou que pagassem pela utilização. A população se indignou com o pedido do comprador, principalmente por estarem pagando o IPTU das residências.

Quando a Prefeitura de Várzea Grande registrou as terras em nome de Silvio, uma cobrança do IPTU passou a ser gerada, com base no tamanho da propriedade. Assim, nota-se então a duplicidade da cobrança do imposto.

O advogado do Silvio, propôs que seja feito um acordo entre os moradores da região e o dono da área, disse ainda que, aquela região é considerada área de preservação permanente (APP) e, por isso, não deveria ter sido construída. “Após essa canetada do juíz, vocês poderão ter acesso a escritura do imóvel, lógico, honrando o compromisso acordado com o Silvio, não sei que valores ele vai propor e os valores que vocês vão aceitar, mas este é o caminho mais certo pra vocês terem o documento da casa. [...] acredito que a melhor solução realmente seja a conciliação”, argumentou.

O presidente do bairro Carrapicho, Junior, diz que “a maioria das pessoas que moram ali hoje, não foram as pessoas que invadiram lá, essas pessoas compraram por esse terreno”(sic). Ainda segundo ele, o vereador, que também estava presente, parecia estar “em cima do muro” com relação ao caso. “Ele está no meio, não sabe se ajuda o povo ou se ajuda o proprietário, que chegou lá agora dizendo que é dono”.

Outro lado: Em conversa com o oticias, o vereador Carlos Garcia (PSB), disse estar do lado dos moradores, mas acredita que um acordo seja o melhor a ser feito. “Eu estou do lado dos moradores, mas entre morador, o proprietário tem o direito em cima disso. Se os moradores e o proprietário não se resolverem para regularizar nada vai ser solucionado”, concluiu.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760