Os idosos acima de 70 anos devem começar a ser imunizados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, em Várzea Grande, assim que mais vacinas chegarem a Mato Grosso, o que pode ocorrer ainda no dia 15 de mês. As doses disponíveis serão da Pfizer e AstraZeneca.
Em entrevista ao na tarde de ontem (06.09), o secretário de Saúde, Gonçalo Barros afirmou que um cronograma já está sendo preparado, e logo será disponibilizado à população o chamamento por faixa etária, ou seja, não será necessário um novo cadastramento. O idoso com a carteira de vacinação, com as duas primeiras doses realizadas, só terão que comparecer no local indicado no chamamento pela Secretaria de Saúde.
“Não haverá necessidade de cadastro não, nós vamos fazer um chamamento, pois temos o controle de quem tomou as primeiras doses. Serão separados por faixa etária e não vai precisar da abertura de novos polos, porque temos tudo controlado e organizado”.
Questionado se o correto não seria começar a terceira dose pelos profissionais da saúde, assim como foi no início da vacinação, Gonçalo afirmou que o município está cumprindo com a determinação do Governo Federal, e acredita e espera que depois desses grupos de idosos entrem os profissionais, pois segundo ele, estes [profissionais] continuam na linha frente porque a pandemia ainda existe.
“Quem está diretamente neste combate são os profissionais de saúde, mas nessa ação conjunta tripartite entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, para o município sobra cumprir as determinações, fazer a aplicação da vacina e cumprir aquilo que está determinado no Plano Nacional de Imunização (PNI). Nós temos que estar preparados e organizados para possamos levar adiante todas as recomendações, ainda que o município não concorde, como é o caso dos profissionais não serem os primeiros imunizados. Mas têm que seguir, as normas são para seguir”, explicou o gestor.
Leia também - Emanuel segue em defesa do VLT: “BRT eu já entreguei agora, 144 ônibus”
Ele ressaltou que a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, já fez a solicitação oficialmente da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde.
Em relação a toda população ser imunizada com a terceira dose, o secretário disse que ainda não tem esse plano, mas acredita que serão sim imunizadas todas as faixas etárias. “O Governo Federal vai soltando essas determinações, essas novas regras a serem cumpridas a partir do momento que os estudos vão se avançando”, concluiu Gonçalo Barros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).