Os retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus em Cuiabá foi reconhecida nacionalmente como patrimônio cultural. A homologação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta quarta-feira (14.08).
As estruturas pertenciam à antiga Igreja Matriz e Catedral do Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968. Desde então, os altares estão guardados no Museu de Arte Sacra da capital mato-grossense. Os retábulos da igreja já haviam recebido tombamento provisório em 2011, com inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Agora, foram inscritos definitivamente nesta categoria.
O bem cultural é composto por quatro estruturas. Duas delas seguem o estilo barroco, do século XVIII, sendo respectivamente com as imagens de Sant’Ana e de Nossa Senhora da Conceição. Há, ainda, duas outras estruturas nos estilos rococó e neoclássico, respectivamente, com as imagens de Santa Teresa e de São Miguel.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os altares representam a capacidade criativa e expressivo grau de habilidade artística de grupos que colonizaram o estado de Mato Grosso. O parecer indica, ainda, que os altares foram gerados a partir de demandas locais, provenientes da procura pela riqueza do ouro, ao contrário de um modelo estatal, de uma ocupação fomentada pela coroa portuguesa. Outro ponto destacado foi o forte valor simbólico do uso da estética barroca nas peças, influenciado pelo contexto histórico de ocupação inicial do estado, que data de 1719.
Ainda segundo Iphan, as obras também guardam particularidades que demonstram que os padrões barroco, neoclássico e rococó sofreram adaptações territoriais em Cuiabá, o que torna os altares obras de grande relevância para a cultura brasileira.
A Igreja
Localizada na Praça da República, em Cuiabá, a igreja é um símbolo de fé e reúne milhares de visitantes todos os anos. A Catedral foi fundada em 1722 pelo capitão-mor Jacinto Barbosa Lopes, mas foi demolida em 1964.
Ainda segundo historiadores, o templo guarda histórias excêntricas e desconhecidas por grande parte da população mato-grossense e coleciona um acervo de singularidades, que vão desde uma cripta com restos mortais de autoridades históricas, a testemunhos sobre o desenvolvimento econômico-social pela qual a Capital passou.
Leia Também - Com 7 mil cargos vagos, secretário de Saúde nega nomear aprovados e culpa governador
PORTARIA MINC Nº 146, DE 13 DE AGOSTO DE 2024
Homologa o tombamento dos Retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus, no município de Cuiabá, Estado do Mato Grosso.
A MINISTRA DE ESTADO DA CULTURA, no uso das atribuições previstas no inciso I do art. 87 da Constituição Federal e no art. 1º da Lei nº 6.292, de 15 de dezembro de 1975, e tendo em vista a manifestação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na sua 104ª Reunião, ocorrida em 8 e 9 de maio de 2024, resolve:
Art. 1º Fica homologado, para os efeitos do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, o tombamento dos Retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus, no município de Cuiabá, estado do Mato Grosso, a que se refere o Processo de Tombamento nº 553-T-57 (Processo administrativo n.º 01450.013234/2008-47).
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MARGARETH MENEZES DA PURIFICAÇÃO COSTA
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).