26 de Janeiro de 2025
26 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 13:49 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 13h:49 - A | A

Mato Grosso

Governo decreta situação de emergência em 11 municípios de MT

Rojane Marta/VG Notícias

O Governo do Estado decretou situação de emergência em 11 municípios de Mato Grosso. Os decretos constam publicados na edição de hoje (19.06) da Imprensa Oficial (Iomat).

Os municípios em situação de emergência são: Alta Floresta, Cláudia, Itanhangá, Mirassol do Oeste, Nova Monte Verde, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Sorriso e Terra Nova do Norte.

Conforme pesquisa feita pela reportagem do oticias, os municípios em situação de emergência foram atingidos por chuvas fortes nos últimos meses. Como é o caso de Salto do Céu, que as chuvas intensas que caíram no município, nos últimos 90 (noventa) dias ocasionaram alto índice pluviométrico com consequentes alagamentos e inundações, na área rural e urbana, e a situação vem se agravando com elevação do nível dos rios São Manoel, Bananal, Pacu e Pacuzinho, córregos da Zona Rural e Urbana córrego Jacutinga, Palmital, Santero, Salobra, dos Cavalos, Poção, das Antas e córrego do Engano, atingindo o Assentamento da Gleba da Maritaca, L3, Vale do Pacu e Mata Grande e a Comunidade da Rancharia, bem como as estradas vicinais, pontes e cabeceiras de pontes, impedindo a trafegabilidade dos munícipes de diversas localidades do município. Além disso, decreto municipal cita que os danos e prejuízos causados pelo desastre, afetaram de forma substancial o orçamento do município, comprometendo a capacidade de resposta e auxílio aos munícipes afetados.

Em Santa Cruz do Xingu, conforme decreto, em 15 de abril de 2018  foi atingido por fortes chuvas, causando grandes danos e prejuízos aos munícipes. Ainda, segundo decreto, até o presente momento já foram quantificadas áreas no perímetro rural com alagamentos, pontes submersas, pontes caídas, bueiros quebrados e/ou entupidos, atoleiros; e que em decorrência das fortes chuvas na região no último mês, os produtores rurais estão sendo afetados nas lavouras de soja, bem como os pecuaristas com as pastagens que alimentam o rebanho submersas.

Já em Terra Nova do Norte, segundo decreto municipal, é por conta das chuvas intensas que assolam o município desde o mês de Março/2018 com precipitações bem acima da média de anos anteriores para o mesmo período, onde foram atingidas várias comunidades, devido o grande volume de água dos rios, córregos e riachos, danificando e destruindo pontes, bueiros, trechos de estradas, obras de infraestrutura, dificultando e interrompendo o trânsito de pessoas pelos locais afetados, e em decorrência dos danos causados pelo desastre, aproximadamente 4.752 pessoas foram atingidas. Além disso, as intensas chuvas interromperam e destruíram o tráfego nas vias vicinais com o desmantelamento das estradas rurais, pontes e bueiros prejudicando o acesso da população rural a sede do município.

“Será de 90 (noventa) dias a vigência deste Decreto, prorrogável, no máximo por igual período, totalizando até 180 (cento e oitenta) dias” citam decretos.

Ainda, segundo os decretos, houve inspeção técnica da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, no local dos desastres, constatando a veracidade dos fatos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760