O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes entregou nessa quarta-feira (06.04), 150 unidades de óculos com dispositivo de leitura (OrCam MyEye) para estudantes cegos da rede estadual de 14 municípios. Ao todo, foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição do equipamento.
“É a tecnologia mais moderna do mundo, vai permitir que esses alunos, esses professores possam ler, possam reconhecer pessoas, produtos e cores. É uma tecnologia extraordinária que trabalha off-line, não precisa tá ligado a internet e com isso eles vão ganhar muita autonomia e qualidade de vida. Não tenho dúvida que o desempenho desses 62 alunos vai melhorar muito, porque vão ter a oportunidade de usar melhor essa tecnologia e com ela melhorar o seu aprendizado e resgatar a sua dignidade como cidadão”, declarou o governador.
Leia também: Governo anuncia fim da tarifa extra e conta de luz fica mais barata em maio
Mauro destacou a importância do olhar diferenciado para inclusão social. Ele destacou que seu Governo não “fica só na conversa como tantas vezes políticos fazem” e vem realizando muitas políticas de inclusão e citou como exemplo os trabalhos para portadores de espectro autista (TEA) e agora para os cegos.
“O Governo ele tem esse dever de olhar para todos na sociedade, todas as áreas merecem atenção, todos precisam receber de alguma forma atenção do Estado, mas aquelas pessoas que mais precisam têm algum tipo de vulnerabilidade, seja social, seja uma pessoa com deficiência física o Estado, a sociedade tem um dever maior e se todos nós somos cristãos e a maioria são, temos que olhar para esses irmãos esses mato-grossense com olhar especial.
Segundo o governador, a proposta deve ser levada para rede municipal: “Nós fizemos inicialmente para rede estadual, mas nós vamos estudar sim uma forma de fazer isso também para a rede municipal. Vamos levantar esse número, saber de quantos estamos falando e o Estado vai se empenhar para poder atender esses alunos também.”
TECNOLOGIA ORCAM MYEYE - Os estudantes terão acesso a uma tecnologia de última geração que reconhece até 200 produtos cadastrados e que retransmite a informação no ouvido do usuário. O aparelho possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permite escolher entre voz masculina e feminina, pausar, adiantar ou retroceder a leitura.
Esse dispositivo é uma evolução de sensores que alimentam carros autônomos criados pelo startup israelense Mobileye. Com o uso do OrCam MyEye, é possível identificar produtos por meio de códigos de barras, reconhecer cores com um simples toque e, por ser dotado de leds, opera também no escuro.
Além disso, possui reconhecimento automático de notas de dinheiro, informa a hora e a data ao girar o punho como se estivesse com um relógio; tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos que fotografa, escaneia e transforma textos em português, inglês e espanhol de qualquer superfície em áudio instantaneamente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).