O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros em entrevista ao nesta quarta-feira (19.01) descreveu sua emoção com o início da vacinação contra Covid-19, em crianças da faixa etária entre 05 a 11 anos com comorbidades. Ele pediu aos pais que vacinem suas crianças e tenham fé na ciência.
“Pedimos que os pais acompanhem e que façam a adesão, proporcione a vacina a nossas crianças. Nós não podemos privar as nossas crianças do direito dessa proteção contra esse mal que tanto já provocou dor.”
Ele demonstrou sua emoção e fé durante a vacinação de Arthur Marques, 8 anos - primeira criança com comorbidade vacinada contra Covid-19 em Várzea Grande: “A força desse menino, que é portador de comorbidade e a determinação. Deus age no momento certo e na hora certa. Ele quis que fosse o Arthur a primeira criança, ele simbolizando toda coragem e toda dedicação. Que essa imagem e as palavras desse menino guiado por Deus possam tocar o coração dos mais resistentes.”
Não podemos pensar só em nosso conforto, precisamos pensar no próximo
Barros completou fazendo um apelo: “Vamos acreditar na ciência, nós só temos a ciência. Têm doenças que foram ficando para trás, tudo graças à ciência. Teve muitas crianças que não tiveram essa oportunidade. Vamos dar um crédito para ciência.”
O secretário também informou aos pais que a vacina para as crianças é da Pfizer e apresenta a tampa do rótulo laranjada: “É diferente. Fica aqui um pedido para que os pais acompanhem: olhe, verifique, acompanhe a vacinação para que não pairem dúvidas.”
Leia também: "Momento de alegria e muita emoção", diz mãe da primeira criança vacinada contra Covid em VG
Segundo Gonçalo, Várzea Grande recebeu no primeiro lote 1840 doses, sendo que a cidade conta com aproximadamente 40 mil crianças nesta faixa etária. “Então é um número bem pequeno proporcional àquilo que temos, mas o suficiente para dar essa largada, acreditamos que essa semana iremos receber mais vacinas, para dar sequência na vacinação.”
CADASTRO – O secretário Gonçalo Barros informou que o cadastro para crianças de 05 a 11 anos com comorbidades e sem comorbidade está disponível do site oficial da Prefeitura de Várzea Grande.
“Não há obrigatoriedade de CPF, a criança precisa do cartão do SUS e o cartão do SUS é facilmente retirado e se não tiver será feito no momento da vacinação Dentro dessa Aba temos os pais poderão escolher onde preferem vacinar o seu filho. Temos três locais de vacinação: a Clínicas Médicas da UNIVAG; EE Adalgisa de Barros e a EE Jayme Veríssimo de Campos Jr”, relatou.
Segundo Barros, no próximo sábado planejam realizar a vacinação de forma simultânea nos três pontos de vacinação. “Até lá iremos funcionar em forma de rodízio, dois dias na Clínicas Médicas da UNIVAG; dois dias no Adalgisa de Barros e dois dias Jaiminho, com exceção aos domingos que reservamos para vacinação dos acamados”, contou.
Leia mais: Vacinação em crianças contra Covid-19 começa nesta quarta (19) em Várzea Grande e Sinop
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).