Cerca de 40 professores da Língua Brasileira de Sinais, que desenvolvem atividades junto às unidades escolares de 20 municípios matogrossenses iniciaram hoje (06.08), processo de formação continuada com carga horária de 40 horas/aulas com o intérprete, consultor internacional e coaching, Marcos Arriens. A atividade é promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e dá início a uma série de ações formativas que servem para potencializar a excelência no atendimento a demandas específicas.
Com ampla experiência na comunicação com surdos, Marcos irá administrar oficinas de expressão corporal e facial, no Hotel Palace Mato Grosso, em Cuiabá, até a próxima sexta-feira (10.08). Sobre as atividades propostas ele pondera: “As pessoas, necessariamente, precisam se abrir, deixar a zona de conforto em que estão inseridas para quebrar paradigmas e a se readaptarem”.
O pluralismo cultural faz parte do currículo das oito oficinas que serão desenvolvidas no decorrer da semana. Exercícios de interpretação, de improvisação, introdução à mímica, o emprego de diferentes ritmos musicais, serão empregados como instrumentos de consolidação de ações destinadas ao processo de ensino de aprendizagem.
“A oportunidade é interessante. Comecei no ano de 2007 como voluntária em Libras e, desde então, me apaixonei. Sempre que posso busco me qualificar para poder oferecer o melhor a meus alunos”. A frase é da professora de Libras, Marline da Silva Araújo, que atua na Escola Estadual José Leite (em Várzea Grande).
Atendimento
Atualmente Mato Grosso atende a cerca de 11,5 mil estudantes (na rede pública e instituições filantrópicas) com algum tipo de deficiência. Desse montante, a estimativa é a de que 10% possua algum tipo de problema de audição.
A gerente da Educação Especial da Seduc, Nagela Zambonatto, pontua que a o Estado busca investir no aperfeiçoamento dos profissionais para ampliar o atendimento reduzindo os indicadores de exclusão social. “Dados do IBGE apontam que cerca de 150 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência no Estado, e onde estão?”.
Para conseguir suprir gradativamente essa lacuna, o Estado investe em processos formativos. Ainda em 2012, com recursos próprios, efetivará a capacitações aos profissionais que desempenham atividades nas 389 salas de Recurso Multifuncionais, instrutores surdos e aos profissionais que desempenham atividades de tecnologia assistida.
Ampliação
Ampliar o número de profissionais com formação específica ainda figura como um desafio a consolidação da política de inclusão social. Medidas como a parceria entre as redes pública e privada, assim como a possibilidade de empregar o MT Preparatório como facilitador do processo formativo à distância.
Sobre a formação de novos intérpretes, a superintendente de Diversidades Educacionais, Débora Pedrotti, disse que já existe uma discussão para a realização de formações à distância, empregando os laboratórios do MT Preparatório. “Já demos início a essa discussão”. Atualmente, 139 profissionais com Atesto ou Pró-Libras estão atuando na rede estadual, mas o número precisa ser dobrado.
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