O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta sexta-feira (05.01) a revogação da exoneração de 33 profissionais da odontologia, entre técnicos de Saúde Bucal (TSBs) e dentistas, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos bairros Jardim Vitória, Leblon e Tijucal.
A exoneração de 30 técnicos de Saúde Bucal (TSB) e três são cirurgiões dentistas, que ainda estavam sob contrato do processo seletivo vigente, pelo Gabinete de Intervenção do Estado, na última sexta-feira (29.12), inviabilizou os atendimentos nos CEOs.
Segundo o prefeito, a falta de profissionais nas unidades levou à necessidade de reorganização das escalas, prejudicando diretamente a população que busca pelos serviços. “Essa medida contradiz as alegações do gabinete de intervenção do Estado, revelando que, ao invés de promover melhorias na saúde municipal, resultou em perdas significativas no atendimento à população”.
Conforme a assessoria da Saúde Municipal, apesar de alguns TSBs terem sido convocados do concurso público, a quantidade é insuficiente, considerando especialmente a expansão da gestão Emanuel Pinheiro, que implementou mais de 58 Postos de Saúde da Família (PSFs), além dos CEOs já existentes. “Isso requer a revisão dos lotacionogramas e a espera pela apresentação dos novos servidores.”
Ainda em dezembro, o Gabinete de intervenção exonerou outros 38 profissionais de nível técnico de forma semelhante e sem justificativas, incluindo 20 agentes de saúde e profissionais de nível superior.
Leia também: Três servidores de VG são demitidos por furtarem merendas escolares
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).