O secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande, Kalil Baracat, em entrevista ao oticias nesta quarta-feira (23.08) afirmou que aguarda o contato dos órgãos responsáveis, para tratar da retomada das obras do residencial Colinas Douradas I e II em Várzea Grande.
No entanto, Kalil observa que até o momento foi realizado somente um ato onde o governador Pedro Taques (PSDB), o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), anunciaram a retomadas de quase três mil unidades habitacionais do programa federal, 'Minha Casa, Minha Vida' em cinco municípios de Mato Grosso, entre elas, o residencial Colinas Douradas I e II, nos quais somam mil unidades habitacionais.
“O presidente da Caixa veio ao Mato Grosso, onde foi assinado ato junto com o governador, junto com a prefeita para retomar a obra do Colinas Douradas. Agora eles virão à Secretaria fazer alteração do projeto, ainda depende da parte burocrática. Por enquanto teve somente o ato, não aconteceu nada além disso ainda. Mas acredito que por esses dias a empresa irá nos procurar na Secretaria”, disse o secretário.
Kalil ressaltou que o residencial Colinas Douradas I e II, faz parte da faixa do programa federal, “Minha Casa Minha Vida”, neste caso, segundo ele, o município fica responsável somente pelo sorteio, inscrições e acompanhamento.
“Na verdade, como município, a nossa participação é referente as inscrições, sorteios e acompanhamento. Essa questão de obra, de contratação, é com a financiadora, no caso a Caixa Econômica Federal, e a Secretaria Estadual de Cidades”, destacou Kalil.
Atualmente conforme Kalil, a construtora anterior, que entrou em recuperação, devolveu a obra para o banco com 70% das obras concluídas, agora, o banco deverá contratar outra empresa, através do processo licitatório.
“A obra já foi executada 70%, hoje houve depreciação da obra, a obra foi saqueada, eu não sei a realidade de como está lá, aconteceu várias coisas nesse meio tempo, no qual a obra ficou parada”, afirmou o secretário.
Vale destacar que além do residencial Colinas Douradas I e II, o programa federal anunciou a retomada de 470 unidades habitacionais do conjunto Nico Baracat II em Cuiabá; 400 residências no Residencial Parecis em Campo Novo do Parecis; 470 unidades do residencial Dona Neuma em Rondonópolis; 470 unidades do residencial Dona Neuma; 576 residências dos residenciais Nico Baracat I e II em Sinop.
Durante o ato de anúncio realizado no último dia 18 de agosto, o presidente nacional da Caixa, disse que o banco trabalha para retomar outros contratos ainda este ano. Ao menos outras 3,4 mil unidades residenciais, formalizadas em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), continuam paralisadas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).