Pais e responsáveis de alunos da Escola Estadual José Garcia Neto, localizada na Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, foram pegos de surpresa na segunda-feira (12.12), após serem comunicados pela coordenação da escola que uma aluna havia sido diagnosticada com meningite.
No comunicado, foi informado que a estudante teria testado positivo para meningite bacteriana e estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entubada. A internação aconteceu na sexta-feira (09).
“De acordo com a orientação que recebemos, os alunos que não foram vacinados devem procurar um médico ou posto de saúde. Para evitar qualquer tipo de disseminação, pois não sabemos se a aluna contraiu aqui na escola ou não, estamos suspendendo todas as atividades com aluno na escola”, diz trecho do comunicado.
A Secretaria de Saúde, por meio de um Informativo Recomendatório, informou que estão acompanhando o caso, sendo constatado que não se trata de Meningococo C e Haemophilus Influenzae B, sendo essas duas consideradas os dois tipos de Meningite mais transmissíveis e graves.
Por não se tratar desses casos mais graves, a Secretaria informou que não houve necessidade de adoção das medidas de quimioprofilaxia e bloqueio vacinal, sendo recomendado outras medidas para prevenção e controle.
Foi recomendado acompanhamento acerca do estado de saúde das pessoas que tiveram contato próximo a estudante até meados do próximo dia 20, atualização do cartão de vacina das pessoas que frequentam a escola, além de medidas rigorosas de limpeza e ventilação dos espaços comuns.
Outro lado - A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que informou no final da tarde dessa quarta-feira (14), que a direção da unidade escolar, sob orientação da Coordenadoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, decidiu manter as aulas normalmente.
No entanto, por precaução, a escola se antecipou e cancelou duas formaturas de turmas que aconteceriam nos dias 12 e 14. “A estudante continua internada em unidade de saúde do município e o estado dela está sendo acompanhado pela direção da escola e pela Vigilância Epidemiológica”.
Leia também
Projeto cria verbas indenizatória aos servidores de alto escalão do Estado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).