24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 15 de Outubro de 2014, 14:08 - A | A

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2014, 14h:08 - A | A

Equipe de transição de Taques apresenta projeto destinado à reforma administrativa e propõe fim de sete Secretarias

Segundo Pivetta, algumas Secretarias serão extintas e outras serão fundidas em outras pastas. Todas essas informações fazem parte de um estudo realizado pela equipe de transição de Taques e que ainda serão submetidas à aprovação do governador eleito.

da Redação VG Notícias

O coordenador da transição do governador eleito Pedro Taques (PDT), Otaviano Piveta (PDT), anunciou nesta quarta-feira (15.10), que o pedetista pode cortar sete das 19 Secretarias de Estado para tentar enxugar a máquina pública.

Segundo Pivetta, algumas Secretarias serão extintas e outras serão fundidas em outras pastas.  Todas essas informações fazem parte de um estudo realizado pela equipe de transição de Taques e que ainda serão submetidas à aprovação do governador eleito.

O coordenador disse que a Segurança Pública deve ser anexada com a de Justiça e Direitos Humanos. As pastas foram desmembradas em 2011, pelo atual governador Silval Barbosa (PMDB).  A Secretaria de Cidades fará a fusão com o Desenvolvimento Regional – que hoje é uma autarquia-, e também terão englobadas a pasta de Cultura e Turismo.

As pastas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e a de Indústria e Comércio serão fundidas e transformadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que terá a responsabilidade ainda de gerenciar o MT Gás, o Instituto de Peso e Medidas do Estado (Ipen), a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat).

Outras Secretarias que serão fundidas são a de Esporte e Lazer e a de Trabalho e Assistência Social. A Secretaria de Planejamento terá a responsabilidade das autarquias MT Fomento, Central de Captação de Recurso, MT Par e a Arena Pantanal. Será extinta a Secretaria de Administração e criada a Secretaria de Gestão que terá como órgãos vinculados a Escola de Governo, Cepromat, MT Prev, Iomat, MT Saúde e Arquivo.

As secretarias de Comunicação, Casa Militar e Controladoria passam a ser departamentos vinculados a governadoria.

Um dos argumentos apresentados por Pivetta é que com a mudança será possível ao novo governo promover uma economia de até 20% nos gastos com a máquina pública. Com informações assessoria.

Veja como deve ficar estrutura de Secretarias do novo Governo

Saúde (SES)

Segurança Pública, Justiça, Direitos Humanos (Sesp/Sejudh)

Ciência e Tecnologia (Secitec)

Esporte, Lazer, Trabalho e Assistência Social (Seltas)

Educação (Seduc)

Meio Ambiente (Sema)

Cidades e Desenvolvimento Regional (Secid)

Transporte e Obras Públicas (Setop)

Desenvolvimento Econômico (Sedec)

Planejamento e Finanças (Seplan)

Gestão (Seges)

Fazenda (Sefaz)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760