16 de Março de 2025
16 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 16 de Março de 2025, 08:12 - A | A

Domingo, 16 de Março de 2025, 08h:12 - A | A

Descaso com a população

Enquanto água é desperdiçada em um bairro, outro sofre com escassez há duas semanas em VG

Além disso, obras inacabadas e cobranças indevidas agravam ainda mais a insatisfação da população

Nicolle Ribeiro/ VGN

Moradores dos bairros Canelas e Jardim Paula II, em Várzea Grande, denunciam ao na tarde de sexta-feira (14.03) um cenário de descaso por parte do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG).

Enquanto um vazamento de grandes proporções desperdiça água todas as noites no Canelas, famílias do Paula II enfrentam um desabastecimento que já dura quase duas semanas. Além disso, obras inacabadas e cobranças indevidas agravam ainda mais a insatisfação da população.

Segundo relatos do morador do Jardim Paulo II, Maycon Douglas, toda noite um grande volume de água é desperdiçado devido a um vazamento no bairro Canelas, sem qualquer providência por parte do DAE. Ao mesmo tempo, em seu bairro, a ausência total de abastecimento completa 15 dias.

“É muito triste passar nessa rua à noite e ver a quantidade de água vazando e o DAE não faz nada. Enquanto para nós do Paula II não tem vindo água”, desabafou Maycon.

Apesar das diversas reclamações registradas junto ao órgão, o problema persiste. No site oficial do DAE, o abastecimento é apontado como normal, o que contraria a realidade enfrentada pelos moradores.

Além da crise no fornecimento, Maycon também reclama de obras inacabadas, como um buraco na Rua Itatiaia, que estaria aberto há mais de um ano após uma intervenção do DAE.

O corte no asfalto, segundo o denunciante, foi feito para instalação da rede de água, e todos os residentes pagaram taxa para o reparo da via, mas a obra nunca foi concluída. Com o passar do tempo, o buraco aumentou e hoje compromete a circulação de veículos no local.

Outro problema recorrente é a cobrança indevida nas contas de água. De acordo com o denunciante, o DAE não realiza a leitura correta dos hidrômetros, o que resulta em faturas com valores muito acima do consumo real. Para corrigir o erro, os consumidores precisam comparecer presencialmente à unidade do DAE e apresentar uma foto do medidor.

“Tenho dezenas de atendimento no DAE, porque todo mês preciso ir lá para eles atualizarem meu boleto. Eles não estão indo fazer a leitura e estão cobrando um valor alto de água. Aí todo mês preciso tirar foto do meu hidrômetro e ir na unidade para eles fazerem o boleto correto. E o pior, além de não ter água em casa, tenho que ficar fazendo isso”, reclamou.

Os protocolos de reclamação sobre a falta d’água também não têm sido respondidos. Maycon afirma que abriu pedidos formais no sistema do DAE, mas seguem sem retorno. A última solicitação registrada foi em 17 de fevereiro, sem qualquer solução até o momento.

Internauta VG Notícias

Protocolos; Denúncia; DAE/VG;

 

Outro lado

Confira o posicionamento do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) sobre as demandas informados na matéria: 

Nota de resposta do DAE-VG ao VG Notícias

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) esclarece as questões levantadas sobre o abastecimento de água e a infraestrutura nos bairros Canelas e Jardim Paula II.

O DAE recebeu a solicitação sobre o vazamento de água há quatro dias e, embora o prazo padrão para execução seja de até 30 dias, analisaremos a demanda para realizar o reparo o mais rápido possível.

Sobre a falta de água no Jardim Paula II, vamos iniciar uma investigação detalhada para entender as causas da reclamação.

As solicitações relacionadas à recuperação de vias após cortes no asfalto para manutenção de rede de água são encaminhadas à Secretaria Municipal de Obras, que é responsável pela recomposição asfáltica. O DAE reforça o compromisso de acompanhar as demandas e cobrar a execução dos serviços necessários.

Devido à sobrecarga no sistema de abastecimento após os problemas ocorridos no início de fevereiro, a equipe do DAE está gerenciando um grande volume de solicitações. Seguimos focados na resolução dos problemas de produção e distribuição, além de atuar na contenção de vazamentos para manter o fornecimento de água com a pressão necessária.

As leituras dos hidrômetros são realizadas por uma empresa terceirizada, contratada para esse serviço. O DAE reconhece que há casos de inconsistências e, por isso, já está cobrando explicações e medidas corretivas junto à empresa responsável.

Os consumidores que identificarem discrepâncias em suas contas podem procurar presencialmente a unidade comercial do DAE, em frente ao Terminal André Maggi, onde será feita a análise e, se necessário, o refaturamento do valor.

O DAE-VG reafirma seu compromisso com a população e segue trabalhando para aprimorar a prestação de serviços e garantir o abastecimento regular para todos os moradores de Várzea Grande.

Leia também - Secretária de Administração entrega cargo em Várzea Grande

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760