A enfermeira Alessandra Barbara, 49 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (18.05) por covid-19 na Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. Com a morte da profissional de saúde, Mato Grosso registra 28 óbitos provocados pelo vírus.
Alessandra era enfermeira da unidade três do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps) e deixa um casal de filhos. A profissional de enfermagem era servidora do Estado há 18 anos e ficou hospitalizada por cerca de 46 dias.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, manifestou profundo pesar pela morte da servidora estadual. “Tem sido dias difíceis. Perder uma servidora, uma colega que era querida por tantos, nos dói. Expresso os meus sentimentos e me solidarizo à dor dos familiares e amigos”, disse o gestor, que também enalteceu o trabalho único e fundamental dos profissionais da Saúde frente à pandemia do coronavírus.
Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde, Oscarlino Alvesr, as infecções pulmonares pelo coronavírus e bacteriana deixam um estrago grande no organismo da paciente. Ela foi submetida à hemodiálise, mas os pulmões estavam muito comprometidos.
Nas redes sociais os amigos deixam mensagem de conforto aos familiares: “Muito triste! Hoje, no dia da Luta Antimanicomial, perdemos mais uma colega enfermeira trabalhadora da saúde mental com covid 19.Descanse em paz Alessandra Barbara.”
Adauto Botelho - Em abril deste ano, os servidores já haviam alertado a Justiça, por meio de Ação Civil Pública, sobre o risco de contaminação. Conforme o Sindicato, na unidade Adauto Botelho, onde estão lotados aproximadamente 250 servidores, as medidas de prevenção estavam sendo negligenciadas, pois não havia equipamentos de proteção individual – EPI. Leia mais - Sindicato denuncia descaso com servidores do Adauto Botelho, pede indenização e insalubridade; Juíza nega
Além de Alessandra, o enfermeiro Athaíde Celestino que também trabalhava na unidade, não resistiu ao coronavírus e faleceu no início do mês. Eles estão entre 13 enfermeiros infectados pela covid-19 na unidade. Leia mais - Enfermeiro morre vítima de Covid-19 após 37 dias internado
Casos - Mato Grosso registrou nesse domingo (17) 901 casos confirmados. Dos 901 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 481 estão em isolamento domiciliar e 323 estão recuperados. Há ainda 70 pacientes hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).