18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023, 13:29 - A | A

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023, 13h:29 - A | A

DESRESPEITO

Embaixo de sol de quase 40 graus e sem acessibilidade, Governo de MT entrega cadeiras de rodas em VG

Sem rampa de acessibilidade no local, os beneficiários precisam enfrentar filas para atendimento debaixo do sol escaldante

Adriana Assunção/VGN

A entrega de cadeiras de rodas e próteses às pessoas com deficiência em Várzea Grande, por meio do programa “SER Família Inclusivo” do Governo do Estado, gerou reclamações por falta de acessibilidade nesta quinta-feira (21.09). A carreta denominada “Oficina Ortopédica” se encontra em frente ao Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, Fiotão, em Várzea Grande.

Sem rampa de acessibilidade no local, os beneficiários também precisam enfrentar filas para atendimento debaixo do sol escaldante. A opção foi tentar se acomodar nas poucas sombras disponíveis.

Ao , o morador do bairro São Mateus, Basílio Carlos de Jesus, detalhou a dificuldade. “Fica um pouco difícil para nós, eu pelo menos não empino a cadeira para subir, não consigo sozinho”, declarou brincando sobre o calor do sol.

Já o morador do bairro Alameda, região do Construmat, Luiz Garcia, afirmou que estava no local porque iriam liberar uma cadeira de rodas. Ele afirmou que já solicitou ao Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), uma cadeira de rodas com qualidade.

“Até agora não entendi nada, cheguei aqui eles anunciaram que iriam liberar a cadeira, estou esperando uma cadeira tem três anos, no Cridac da Várzea Grande, essa cadeira nunca chegou em casa. O projeto buscar me buscou há algum tempo, nunca mais buscou. No meu bairro, um agente de saúde nunca foi em minha Casa. Quero saber se vai doar ou não uma cadeira”, destacou o morador.  

Já Antônio Fernandes afirmou durante a solicitação que “amputou a perna há quatro meses e está aprendendo a viver” e aguarda por uma cadeira de rodas com mais conforto.

Leia também: Engenheiros e empresários são alvos de operação sobre esquema de fraudes na Sema-MT; servidores são afastados

Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência em Várzea Grande

Durante a abertura do evento da “I Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência em Várzea Grande”, que começou nesta quinta-feira (21.09) e segue até sábado (23), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou durante discurso que mais de 400 cadeiras de rodas já foram entregues em todo Estado. Ele que deixou o evento antes de finalizar, destacando que o Poder Público tem uma dívida com o público alvo.

“Temos uma dívida eterna com essa população que carece De atenção especial Tem dificuldades muito relevantes, O estado colocou em sua prioridade ao atendimento essa população E assim nós estamos fazendo”, declarou o secretário

O evento é promovido pela Superintendência de Articulação das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Casa Civil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Segundo a organização, a programação conta com mesa redonda, debates e palestras sobre a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

O Hemocentro também participa do evento, para dar mais comodidade aos participantes que desejarem se vacinar e fazer doação de sangue.

Outro lado - O entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para explicações sobre falta de acessibilidade e sobre as dúvidas dos usuários para obter uma cadeira de rodas, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação. 

Atualizada - Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que as unidades móveis estiveram presentes como convidadas do evento. Sobre a escolha do espaço, é necessário buscar informações junto ao município de Várzea Grande, que ficou responsável pelo local de realização do evento. "Quanto ao fluxo de disponibilização das cadeiras de rodas, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) recebeu a demanda encaminhada pelo município de Várzea Grande e, durante o evento, atendeu aos pacientes que já estavam com processos de Concessão de Cadeira de Rodas aprovados pela equipe técnica, com informações quanto às medidas antropométricas para definição do tamanho e modelo de cadeira."

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760