Os pescadores profissionais de Mato Grosso manifestam na manhã desta terça-feira (27.06) contra Projeto de Lei nº1.363/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) pelo governador Mauro Mendes (União), que proíbe, por cinco anos, o armazenamento, transporte e comercialização de pescado no Estado.
Os pescadores bloquearam a estrada Cuiabá que liga a Santo Antônio do Leverger, no trevo da Imigrantes, na BR-070 a MT-130. Segundo a organização da manifestação formada por pescadores, catadores de iscas e comerciantes, a mobilização envolve 300 pescadores. Eles pedem aos deputados voto contrário ao projeto "Transporte Zero", considerado a volta do Cota Zero.
“Senhores deputados aqui está a prova que o rio Cuiabá ainda tem peixe para o pescador sobrevive da pesca, mas o que falta no rio Cuiabá hoje, governador principalmente, está faltando o senhor investir na Polícia Ambiental, na Sema para trabalhar em conjunto com essas pessoas que estão aqui. Todos os pescadores profissionais que cuidam e preservam o Rio Cuiabá para que essa cadeia de peixe venha aumentar daqui a dois, três anos”, disse um pescador em um dos vídeos.
Porém, segundo a Guarda Municipal, o protesto ainda não afetou o trânsito em Várzea Grande.
Leia também: Botelho reconhece problemas estruturais na policlínica e busca soluções para não prejudicar população
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).