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Cidades Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 13:36 - A | A

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023, 13h:36 - A | A

"Black Friday"

Décimo terceiro deve injetar R$ 4,94 bilhões na economia de MT; projeção é de crescimento nas vendas

Em relação as vendas da "Black Friday", o estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá prevê um aumento de mais de 35%

Adriana Assunção/VGN

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, destacou em entrevista ao nesta sexta-feira (24.11) a expectativa de um incremento de R$ 2,04 bilhões nas vendas do varejo, com a Black Friday e com as comemorações de fim de ano - Natal e Ano Novo -, especialmente com a expectativa pelo 13º salário, gratificação de fim de ano, pago em duas parcelas entre novembro e dezembro.

Um estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), em Mato Grosso, aponta que o 13º salário deve injetar na economia R$ 4,94 bilhões a partir desse mês.

“São R$ 4,94 bilhões, são referentes a 13º. Não são todos que vão ser direcionados, por exemplo, para compras. Parte dele vai ser direcionado para recuperação de dívidas. Muitas pessoas querem pagar suas dívidas, para ter seu nome limpo no mercado. Outra parte vai ser direcionado para compras e uma fatia da população quer poupar”, explicou Fábio Granja ao .

Conforme o estudo, 1,45 milhão de pessoas no Estado vão receber um adicional médio de R$ 3.091, entre trabalhadores formais, aposentados ou pensionistas. Em relação à primeira parcela, o estudo aponta que em Cuiabá, 34,8% da população planeja utilizar o benefício para pagar dívidas. Outros, 25,6%, planeja utilizar o recurso para compras diversas e 22,9% pretende economizar. Os dados apontam ainda que 5,4% dos cuiabanos vão gastar com viagens e 11,3% ainda não sabe. Já em relação à segunda parcela, o estudo indica que 38,6% dos entrevistados pretende fazer compras.

Ao analisar o final do ano, que começam pela Black Friday, Fábio Granja destaca uma movimentação próxima a R$ 70 milhões em todo o Estado, que representa um incremento nas vendas de 35%, quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Porém, em relação ao Natal/confraternizações de final do ano, a expectativa é por um incremento de R$ 2,04 bilhões, ou seja, um incremento 14.86% a mais que o ano passado. “Quando falamos em Natal e final de ano, que evolve também as fraternizações. O giro, a circulação, o movimento ele vai passar de 2.04 bilhões de reais. Então, é um movimento que mostra que o Natal/final do ano é o principal período de vendas do varejo", destacou.

Segundo Fábio Granja, a expectativa é por uma movimentação na economia local, “bem superior que 2022”. Ele observa que em 2022, dois eventos prejudicaram as vendas de final de ano, as eleições e a Copa do Mundo. Já neste ano, espera um grande movimento para fortalecer o comércio, que contribui com a geração de emprego e renda dentro do Estado.

“O comércio no ano passado sentiu muito isso. E nesse ano estamos com o foco total agora para Black Friday neste final de mês de novembro e também agora para o Natal, que esperamos aí ter um grande movimento, mais de 1 milhão e 600 mil pessoas circulando pelos corredores comerciais de todo o Estado de Mato Grosso”, destacou.

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