Moradora há quatro anos do bairro Jardim Ala, em Várzea Grande, e mãe solo, Adriana denunciou ao na tarde desta quarta-feira (22.01) que recentemente começou a ter problemas com a falta de água na região e, inclusive, passou por uma situação constrangedora ao tentar solicitar um caminhão pipa: foi bloqueada pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG).
Inicialmente a moradora foi informada que só poderia solicitar o serviço de entrega de água com o número de matrícula. Adriana disse ter sido bloqueada ao tentar explicar para a pessoa que estava no atendimento que não há encanamento na região e que tentou regularizar, mas não foi atendida.
Adriana contou que foi no DAE/VG para pedir a regularização de água no bairro, mas foi informada que seria "um gasto desnecessário", já que a rua havia recebido asfalto novo.
"A questão é para atender só quem tem matrícula. A Sra. vai ter que pedir a ligação nova, no comercial", diz a atendente. Posteriormente, Adriana rebate: "Simples, então mande fazer a encanação que gera a matrícula e nós pagamos".
"O povo do DAE veio e disse que é gasto desnecessário, pois a rua já foi feita e teria que abrir para fazer tudo de novo. A gente faz o que nessa situação?!", completou Adriana, que não teve outras respostas.
Em relato ao , Adriana afirma que é um descaso com a população esse tipo de atendimento, ainda mais em situação, com três crianças pequenas e sem água há dias.
“Olha o que ganhamos do DAE: um bloqueio. Só porque pedi um caminhão pipa. É esse atendimento que uma mãe solo com três crianças merece? É esse atendimento que vamos ter que aguentar por quatro anos? Levando bloqueio só por pedir o que precisamos”, desabafou.
É esse atendimento que vamos ter que aguentar por quatro anos?
Outro lado – A equipe do entrou em contato com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) para obter um posicionamento sobre o atendimento relatado.
Em nota, o DAE/VG esclareceu que o número utilizado pela moradora é funcional e destinado exclusivamente à equipe de caminhões-pipa. No entanto, para dar prosseguimento ao atendimento, é necessário que o pedido seja formalizado no site do DAE, sendo indispensável o número de protocolo gerado após a solicitação.
A equipe pediu desculpas pelo bloqueio no atendimento e informou que será realizado um alinhamento para evitar situações semelhantes no futuro.
Sobre a regularização da moradora, o DAE/VG orientou que ela compareça novamente à sede do órgão para solicitar a ligação de água em sua rua.
Confira nota completa
Nota de Esclarecimento ao VG Notícias
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) esclarece a situação relatada pela moradora do bairro Jardim Alá. O número em questão, com o qual a moradora estava em contato, é funcional e utilizado pela equipe de caminhões-pipa. Entretanto, como parte da remodelação do atendimento e padronização de processos internos, todas as solicitações precisam ser formalizadas por meio de um número de protocolo, que deve ser emitido pelo site do DAE, mediante a apresentação do número de matrícula.
Pedimos desculpas pelo bloqueio. Essa não é a maneira como desejamos nos comunicar com a população de Várzea Grande. O caso será alinhado internamente para evitar situações semelhantes no futuro.
A situação chegou a esse ponto porque a moradora não possui matrícula ativa em nosso sistema, impossibilitando o atendimento. Essa padronização nos processos é uma das medidas iniciais implementadas pela nova gestão para garantir melhorias no atendimento e na regularização da rede.
Orientamos a moradora a solicitar uma nova ligação de água, presencialmente, na sede do setor comercial do DAE (em frente ao terminal). Somente com essa regularização será possível registrar e atender a solicitação de forma adequada, garantindo a inclusão da propriedade no sistema e a solução do problema de forma definitiva.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos e reforçamos nosso compromisso em trabalhar para melhorar os serviços prestados à população.
DAE-VG
Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande
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